Repositório Digital

A- A A+

O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul, Brasil

.

O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul, Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul, Brasil
Autor Paludo, Luciana
Orientador Icle, Gilberto
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Dança
Formação de professores
[en] Choreography
[en] Composition
[en] Dance
[en] Education
[en] Teacher formation
[en] Undergraduate
Resumo Esta tese se ocupa em discutir o status da coreografia nos Cursos de Graduação em Dança do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Buscou-se compreender o contexto dos referidos cursos por intermédio de observação de aulas e entrevistas com os professores que trabalham com procedimentos coreográficos em seus processos de Ensino. Problematizam-se as práticas de criação de movimentos e de composição coreográfica e de recriação de repertórios de dança já existentes. Descreve-se o modo como professores e alunos empenham esforços para colocar suas produções à apreciação do público em apresentações diversas. Apresentam-se os Projetos de Extensão, coordenados pelos professores estudados, cujos objetivos têm relação com práticas coreográficas distintas. Discute-se a coreografia como procedimento de Ensino e como recurso pedagógico. Os Projetos de Extensão são apresentados e descritos como dispositivos de visibilidade da dança que propiciam tempo e espaço para o desenvolvimento de um refinamento estético na criação em dança. Compreende-se que o empenho para criar, produzir e apresentar as coreografias feitas nos Cursos de Graduação em Dança do RS circunscreve-se como prática de formação em dança.
Abstract This thesis is concerned to discuss the status of choreography in the Undergraduate Dance Courses in the state of Rio Grande do Sul (RS) - Brazil. The research focused on understanding the context of these courses, by observing classes and interviewing professors who work with choreographic procedures in their teaching processes. Practices of Movement creation, choreographic composition and recreation of existing dance repertoires were problematized. It is described how teachers and students engage efforts to put their productions to appreciation in diverse presentations. The thesis also presents the extension projects, coordinated by the studied teachers, whose objectives are related to various choreographic practices. Choreography is discussed as a teaching procedure and as a pedagogic resource. The extension projects are presented and described as a device of visibility in dance that offers time and space for developing aesthetic refinement in dance creation. It can be understood that the effort to create, produce and present choreographies made in the RS Undergraduate Dance Courses is applied as a practice in dance formation.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/115948
Arquivos Descrição Formato
000965130.pdf (1.853Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.