Repositório Digital

A- A A+

Marcas de identificação em narrativas autobiográficas de pessoas com deficiência visual

.

Marcas de identificação em narrativas autobiográficas de pessoas com deficiência visual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Marcas de identificação em narrativas autobiográficas de pessoas com deficiência visual
Autor Mianes, Felipe Leão
Orientador Karnopp, Lodenir Becker
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Autobiografia
Deficiente da visão
Diferença
Identidade
Narrativa
[es] Cultura
[es] Discapacidad visual
[es] Identidad y diferencia
[es] Marcas de identificación
[es] Narrativas autobiográficas
Resumo Esta Tese, vinculada aos Estudos Culturais em Educação, tem como propósito analisar marcas de identificação das pessoas com deficiência visual. O problema de pesquisa que proponho é: Como a reivindicação da identidade, através da cultura, proporciona a construção de marcas de identificação das pessoas com deficiência visual? Para essa investigação, primeiramente, apresento os caminhos metodológicos que trilhei para construir a pesquisa, desde minha trajetória pessoal e acadêmica até os critérios estabelecidos para delimitar o enfoque de análise e os materiais empíricos utilizados. No total analiso nove livros de narrativas autobiográficas e um blog, escritos por pessoas cegas e com baixa visão. Os conceitos que debato são: cultura, marcas de identificação, narrativas, identidades e diferenças. Discuto as condições que tornam possível a emergência de produções culturais de pessoas cegas e com baixa visão, dentre elas, as atuais políticas de inclusão e acessibilidade. Como resultado da análise das narrativas autobiográficas, identifiquei as seguintes marcas: (a) reivindicação de autonomia; (b) diferentes formas de ver o mundo e (c) experiências escolares. Analisei como se constituem essas marcas, além de suas implicações nos processos identitários de pessoas com deficiência visual. Assim, foi possível concluir que essas marcas fomentam e articulam as reivindicações de identidade através da cultura, bem como o incremento de possibilidades de aglutinação grupal e de diferentes modos de percepção sobre as pessoas com deficiência visual.
Resumen Esa Tesis, vinculada a los Estudios Culturales en Educación, tiene como proposito analizar marcas de identificación de las personas con discapacidad visual. El problema de investigación que propongo és: Como la reivindicación de la identidad través de la cultura permite la construcción de marcas de identificación de las personas con discapacidad visual? Para esa investigación, primeramente, presento los caminos metodológicos que pasê hasta construir la pesquisa, desde mi trajetória personal y acadêmica hasta los critérios determinados para delimitar el enfoque de análize y los materiales a seren utilizados como corpus analítico. Al todo analizo nueve libros de narrativas autobiográficas y un blog, escritos por personas ciegas y con baja visión. Los conceptos que debato son:: cultura, marcas de identificación, narrativas, identidades y diferenzas. Objetivo discutir las condiciones que tornam posíbles la emergência de produciones culturales de personas ciegas y con baja visión, dentre ellas las atuales políticas de inclusión y accesibilidad. Como resultado de la análize de las narrativas autobiográficas, percibi las seguintes marcas: (a) reivindicación de autonomia; (b) diferentes modos de ver el mondo e (c) experiências escolares. Analizê como se constituen esas marcas, allá de sus implicaciones en los procesos identitários de personas con discapacidad visual. Así, fue posíble concluir que esas marcas fomentam y articulan las reivindicaciones de identidad través de la cultura, bien como el incremento de posibilidades de aglutinación grupal y de diferentes modos de percepción sobre las personas con discapacidad visual.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/115958
Arquivos Descrição Formato
000964926.pdf (1.273Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.