Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorMotta, Janaína Kremer dapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-08T01:58:56Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115965pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga como se articulam, no discurso da atuação teatral, as ideias de presença e do verdadeiro e como o ator se forja a partir da emergência desses objetos de pensamento. Procura aproximar a voz de dois diretores pedagogos em atividade, Peter Brook e Ariane Mnouchkine, aos conceitos de verdade e presença de filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt, Friederich Nietzsche, entre outros. Ao inscrever-se na categoria dos Estudos da Presença, a metodologia possui um caráter autorreferencial. Parte-se de quatro relatos de experiência da autora para abordar aquilo que se diz da prática na prática e de que forma os dizeres da filosofia auxiliam na compreensão desses discursos. Pretende-se fazer perceber que as ideias de presença e verdade confundem-se como modos de dizer dos atores para se referir a algo não possível de ser dito.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates how the ideas of presence and of truth are articulated in the discourse of theatrical performance, and how actors shape themselves upon the emergence of these objects of thought. It seeks to approximate the voice of two pedagogue directors in activity, Peter Brook and Ariane Mnouchkine, to the concepts of truth and presence in philosophers such as Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt and Friedrich Nietzsche, among others. Inscribing itself in the category of Studies of Presence, the methodology possesses a self-referential nature. It departs from four accounts of the author's own experience to approach that which is said of practice in practice, and how statements of philosophy help the understanding of these discourses. It aims to make perceptible that the ideas of presence and truth are confounded as manners of speaking of the actors to refer to something which is not possible to be said.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogy of the actoren
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectActingen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTruthen
dc.subjectPresenceen
dc.titleParecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do atorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964770pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples