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dc.contributor.advisorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorNovakowski, Lutianept_BR
dc.date.accessioned2015-05-09T01:59:49Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115977pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo era o de pesquisar com as crianças, não para elas ou sobre elas, mas com elas, tornando-as sujeitos e co-autoras da pesquisa. A maior pretensão ao pesquisar com as crianças foi a de investigar quais as representações de feminilidade e masculinidade as crianças desta faixa etária carregam, por meio de diálogos com as próprias crianças em suas culturas de pares. Duas foram as teorizações que embasaram esta pesquisa, quais sejam: primeiramente, as discussões sobre gênero e sexualidade; em seguida, os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos apresentados pelo pesquisador William Corsaro sobre culturas de pares e reprodução interpretativa. Para tanto, planejei e organizei diferentes recursos, como por exemplo, imagens de revistas, caixas de brinquedos, contação de história, entre outros, que valeram como estratégias para suscitar as discussões durante os encontros. Os resultados desta pesquisa mostraram que, embora as crianças apresentem em suas representações as falas dos adultos, ou seja, demonstrem, muitas vezes, uma visão adultocêntrica, estas representações constituem as subjetividades de cada criança. Ainda assim, mesmo que estejamos falando de uma posição infantil que, de algum modo, “reproduz” as posturas e visões dos adultos (ou mesmo da cultura hegemônica, de forma mais ampla), há que se considerar pontos singulares na apropriação dos saberes sobre gênero que as crianças, elas mesmas, constroem. Dizendo de outra forma, trata-se de considerar que os sentidos, neste caso, sobre gênero, são também aprendidos, negociados, disputados, confrontados entre as próprias crianças – fazendo-as, muitas vezes, vacilar aquilo que pensam. Assim, as crianças buscam informações vividas no mundo adulto, formas de compreender o mundo que as cerca, embora elaborem com seus pares significados próprios que irão colaborar para que as mesmas constituam-se como sujeitos produtores de sua própria cultura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleDialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de parespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR


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