Repositório Digital

A- A A+

Relato de experiência no programa Primeira Infância Melhor (PIM) : integralidade e educacão física (EFi)

.

Relato de experiência no programa Primeira Infância Melhor (PIM) : integralidade e educacão física (EFi)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relato de experiência no programa Primeira Infância Melhor (PIM) : integralidade e educacão física (EFi)
Autor Dolores, Janaína da Silva
Orientador Bilibio, Luiz Fernando Silva
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Aprendizagem
Criança
[es] Desarrollo general
[es] Exhaustividad
[es] Infancia primera
[es] Salud colectiva
Resumo O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública do estado do Rio Grande do Sul, com participação de varias secretarias e coordenação da área da saúde. Este programa busca atender gestantes e crianças de 0 a 5 anos completos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. O presente estudo se caracteriza como um trabalho qualitativo e exploratório, sendo configurado como um relato de experiência: um tipo de estudo que permite expressar situações conflitantes vivenciadas. No período total de nove meses de estágio, fiz um recorte de quatro meses onde registrei semanalmente a minha rotina de trabalho em forma de Diários de Campo. É parte destes registros que apresento neste Trabalho de Conclusão de Curso, visando interagir e produzir alguns sentidos sobre dimensões do trabalho da educação física no campo da saúde e na perspectiva da integralidade da atenção. Ele ocorre a partir do que vivenciei no PIM podendo anunciar importantes elementos para práxis da educação física na saúde. Destaco a importância do profissional de educação física ter uma percepção ampliada sobre a saúde: tendo sensibilidade e habilidade para trabalhar em equipe; saber interagir com diferentes profissionais de áreas de conhecimentos e interagir com pessoas em distintas situações de hierarquia para participar da construção de respostas mais resolutivas aos desafios da produção da saúde.
Resumen El Programa Primeira Infância Melhor (PIM) es una política pública del estado de Rio Grande do Sul, con la participación de los distintos departamentos y la coordinación de la asistencia sanitaria. Este programa pone al servicio de las mujeres embarazadas y los niños de 0-5 años completos, que viven en situación de vulnerabilidad social. Este estudio se caracteriza como un trabajo cualitativo y exploratorio que se configura como un relato de experiencia: un tipo de estudio que permite expresar experimentado situaciones conflictivas. En total de prácticas de nueve meses, hice un recorte de cuatro meses, donde grabé mi rutina semanal de trabajo en forma de diarios de campo. Es parte de estos registros que presento esta obra de finalización del curso, con el objetivo de interactuar y producir algunos sentidos acerca de las dimensiones del trabajo en el campo de la educación física y la salud desde la perspectiva de la atención integral. Se produce a partir de lo que he experimentado en el PIM puede anunciar elementos importantes para la praxis de la educación física en la salud. Destacando la importancia de la educación física tener una percepción más amplia de la salud: tomar la sensibilidad y la capacidad de trabajar en equipo; saber cómo interactuar con profesionales de diferentes áreas de conocimiento e interactuar con la gente en diferentes situaciones de jerarquía para participar en la construcción de la solución de respuestas a los desafíos de la producción de la salud.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116006
Arquivos Descrição Formato
000964903.pdf (279.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.