Repositório Digital

A- A A+

A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS

.

A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção das relações estagiários-estudantes no estágio de docência em educação física no ensino fundamental da UFRGS em uma escola estadual de Porto Alegre/RS
Autor Engeroff, Jayne Luisa
Orientador Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Docência
Educação física escolar
Formação de professores
[es] Etapa de la enseñanza
[es] Relaciones escolares
Resumo O presente estudo tem por objetivo compreender como são construídas as relações dos estagiários e estudantes durante o Estágio de Docência em Educação Física no Ensino Fundamental da ESEF-UFRGS em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul localizada em Porto Alegre. Apesar do período curto em que se desenvolve o estágio (duração aproximadamente de três meses), é necessário compreender como se desenvolvem as relações entre os estagiários e estudantes tendo em vistas que elas contribuem com o processo de ensino-aprendizagem. São nos momentos de estágios que os estagiários precisam estabelecer diversas relações para que construam aprendizagens significativas ou não, para sua futura atuação docente. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa, realizado através de observações e entrevistas semiestruturadas com três estagiários. A partir da análise das informações pude entender que devido à singularidade de cada sujeito, os três estagiários constroem práticas e estratégias distintas ao realizar seu estágio, para a construção do vínculo com suas turmas. Um deles construiu uma relação através do diálogo e da aproximação, mas com bastante cobrança das combinações feitas com a turma. Outro colaborador adotou uma postura mais autoritária, pois ao se deparar com situações de conflitos e resistência, por parte dos estudantes, restringiu o diálogo com a turma na tentativa de manter o controle. O terceiro colaborador buscou uma aproximação física e afetiva com a turma, o que tem lhe implicado um sentimento ambíguo, quando precisa agir de forma mais rígida.
Resumen Este estudio tiene como objetivo comprender cómo las relaciones se construyen los aprendiz y estudiantes durante el estagio de la Enseñanza en la Educación Física en Educación Primaria de esef-UFRGS en una escuela estado de enseñanza de Río Grande do Sul en Porto Alegre. A pesar del corto período en que se desarrolla la etapa (teniendo duración alrededor de três meses, es necesario entender la forma de desarrollar las relaciones entre pasantes y los estudiantes que toman puntos de vista que contribuyan al proceso de enseñanza y aprendizaje. Son los momentos de las etapas que los aprendices necesitan para establecer varias relaciones que construyen el aprendizaje significativo o no, para su futura práctica docente. Es un estudio descriptivo y cualitativo, realizado a través de observaciones y entrevistas semi-estructuradas con tres aprendices. Del análisis de la información que encontré que, debido a la singularidad de cada sujeto, tres aprendices construir prácticas y diferentes estrategias para realizar su pasantía, para construir el vínculo con sus clases. Uno de ellos construyeron una relación a través del diálogo y el enfoque, pero con bastante la colección de partidos realizados con la clase. Otro contribuyente ha adoptado una postura más autoritaria, porque cuando se enfrentan a situaciones de conflicto y resistencia por parte de los estudiantes, restringido el diálogo con la clase en un intento de mantener el control. El tercer desarrollador buscó una aproximación física y afectiva a la clase, lo que le ha implicado un sentimiento ambiguo, cuando se necesita actuar de forma más rígida.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116036
Arquivos Descrição Formato
000964643.pdf (858.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.