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As dispensas nas aulas de educação física do ensino médio e a legitimidade da disciplina em uma escola pública estadual de Gravataí

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As dispensas nas aulas de educação física do ensino médio e a legitimidade da disciplina em uma escola pública estadual de Gravataí

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Título As dispensas nas aulas de educação física do ensino médio e a legitimidade da disciplina em uma escola pública estadual de Gravataí
Autor Amaral, Ricardo Reis
Orientador Bossle, Fabiano
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Ensino médio
Pesquisa qualitativa
Resumo As dispensas das aulas de Educação Física têm se revelado uma prática comum em diferentes contextos escolares, contemplando, geralmente, estudantes do Ensino Médio que, amparados por dispositivo legal, acabam justificando o não comparecimento às aulas. O presente estudo tem por objetivo compreender como equipe diretiva, supervisão pedagógica, professores de educação física e alunos percebem as dispensas das aulas de Educação Física do Ensino Médio, que ocorrem em turno inverso, e as implicações destas para a legitimidade da disciplina em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, no município de Gravataí. Para tanto procuramos, junto ao referencial teórico, posicionar a Educação Física frente aos marcos legais (LDB, PCN’s, Diretrizes Curriculares da Educação Básica) e como ela é posicionada por algumas concepções do movimento renovador da Educação Física dos anos 1980 e 1990 - fundamentais para a construção de uma nova identidade pretendida para a Educação Física. Caracterizamos este estudo como de natureza qualitativa, de modo que foram realizadas entrevistas com duas professoras da área, uma supervisora pedagógica, três integrantes da equipe diretiva e cinco alunos que têm dispensa das aulas. A partir das interpretações realizadas através da análise de conteúdos, foram estabelecidos três categorias para a discussão: i) o caráter utilitarista da disciplina; ii) a Educação Física relacionada mais às vivências corporais e menos às aprendizagens da cultura corporal do movimento e; iii) a disciplina deslocada da grade de horário dos demais componentes curriculares.
Abstract Layoffs of Physical Education classes have proved a common practice in different school contexts, usually covering high school students who, supported by legal laws, end justifying the failure to attend classes. This study aims to understand how management team, teaching supervision, physical education teachers and students sees the layoffs of physical education classes in high school, which occur in reverse school shift, and their implications for the legitimacy of the discipline in a school registered in State Schools of the RS in the town of Gravataí.For that we researched in the theoretical references, to position Physical Education forward to the legal national regulations (LDBEN, PCN's, the Basic Education Curriculum Guide) and how it is positioned by some conceptions of the renewal movement of physical education of the 1980s and 1990s as fundamental to the construction of a new identity intended for Physical Education.We characterize this study as of a qualitative nature, so that interviews were made with two teachers from the area, an educational supervisor, three members of the management team and five students who are excused from P.E. classes.With interpretations made from the initial content analysis, three categories were established to discuss: i) the utilitarian nature of the discipline; ii) Physical Education related to bodily experiences less than of learning body movement culture; iii) the discipline relocated on diferent shift than the other curriculum components.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116041
Arquivos Descrição Formato
000964659.pdf (458.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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