Repositório Digital

A- A A+

Hóquei sobre grama e indoor : narrativas de uma novidade esportiva na cidade de Porto Alegre

.

Hóquei sobre grama e indoor : narrativas de uma novidade esportiva na cidade de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Hóquei sobre grama e indoor : narrativas de uma novidade esportiva na cidade de Porto Alegre
Autor Teodoro, Cássia Lopes
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto História do esporte
Hoquei
Resumo O hóquei sobre grama é praticado há muitos anos em diversos países, não se sabe ao certo qual país originou o esporte como é conhecido atualmente. Em 1950, o hóquei indoor foi desenvolvido na Alemanha para que o esporte pudesse ser praticado no inverno rigoroso. No Brasil, o hóquei chegou através de imigrantes ingleses no final do século XIX. No estado do Rio Grande do Sul apenas recentemente o esporte começou a ser praticado, sendo as primeiras iniciativas observadas na cidade de Porto Alegre. O presente estudo tem como objetivo investigar como se desenvolveu a prática do hóquei sobre grama e indoor desde as primeiras manifestações desta prática esportiva até o tempo presente na cidade de Porto Alegre. Este é um estudo qualitativo de caráter histórico, no qual se realizou uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses entre outros materiais. Além disso, as informações foram coletadas em fontes impressas, imagéticas e foram produzidas fontes orais. As informações coletadas foram interpretadas através da técnica de análise de conteúdo. A investigação apontou que o hóquei sobre grama vem sendo praticado em Porto Alegre desde 2009, através da iniciativa, principalmente, do professor Daniel Finco. Desde então, o esporte passou a ser oferecido através de conteúdo programático de disciplinas e cursos, além de oficinas em projetos sociais, escolas públicas e privadas, clubes e faculdades em Porto Alegre e em outras cidades do estado. Durante esse processo, tanto a CBHG quanto a FHERS oportunizaram cursos de capacitação para professores e forneceram os equipamentos para a prática da modalidade, ações fundamentais para o desenvolvimento do hóquei, tanto na cidade quanto no estado. No estado, a modalidade mais desenvolvida é o hóquei indoor, devido à falta de um campo apropriado para a prática do hóquei sobre grama. Atualmente são realizados campeonatos e festivais de hóquei indoor nas categorias, sub 13, sub15, sub 18 e adulto, nos naipes feminino e masculino na capital e em outros municípios.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116042
Arquivos Descrição Formato
000964662.pdf (1.495Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.