Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorRezende, Antonio Jardimpt_BR
dc.date.accessioned2015-05-09T02:00:14Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116043pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre como trabalham os professores nas escolinhas de futebol. O estudo transversal de corte qualitativo tem como objetivo compreender o que é comum e o que é particular no processo de ensino-aprendizagem em uma escola na capital e outra no interior do estado. Para isso foi analisado como trabalham os professores nas duas diferentes escolas. Os instrumentos utilizados para coleta de informações foram a observação (não participante) das aulas e uma entrevista realizada com os professores com o objetivo de caracterizar as escolas, conhecendo assim seus recursos materiais, físicos e humanos, verificar as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, assim como sua formação profissional. Verificou-se que a questão das metodologias e estratégias de ensino utilizadas, aparece de forma comum as duas escolas. No entanto, ao que diz respeito às particularidades de cada uma se destacam as estruturas físicas, a participação de estagiário no auxílio do professor em uma das escolas e a conduta de cada professor durante as aulas.pt_BR
dc.description.abstractThis present completion of course work talking about the sports initiation on soccer, more specifically about how teachers works in soccer schools. The cross-sectional study reach a goal to understand what is common and what is particular in the teaching learning process in a school in the capital and another in the country. For this work was analyzed how the teacher works in two different schools. The instruments used for data collection were observation (don’t participant) the classes and an interview with the teachers with goals of characterize the schools, knowing their material, physicist and human resources, checking the methodologies and the teaching strategies used by teachers as well as their professional formation. It was found that the methodology and the teaching strategies used, appear in a common way the two schools. However about the particularities of each, stand out the infrastructures, the intern teacher participation helping the teacher at one school and the conduct of each teacher during the class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports initiationen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleIniciação no futebol : o que é comum e o que é particular no processo ensino-aprendizagem em uma escolinha de Porto Alegre e outra de Nova Bassanopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964664pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples