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Gestão no futebol : marketing e sua estruturação, procedimentos organizacionais utilizados em quatro dos principais clubes de futebol do RS.

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Gestão no futebol : marketing e sua estruturação, procedimentos organizacionais utilizados em quatro dos principais clubes de futebol do RS.

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Título Gestão no futebol : marketing e sua estruturação, procedimentos organizacionais utilizados em quatro dos principais clubes de futebol do RS.
Autor Matos, Girlei Both de
Orientador Moraes, Jose Cicero
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Clubes esportivos : Organização & administração
Futebol
[en] Marketing department
Resumo É significativo o crescimento de ações de marketing por parte dos clubes de futebol, nacionais e internacionais. Portanto esta pesquisa tem como foco principal o Marketing no Futebol e sua Estruturação identificando os Procedimentos Organizacionais Utilizados por Clubes de Futebol do Rio Grande do Sul – RS discutindo a Gestão Esportiva no âmbito do Futebol. Que o atual crescimento do marketing no segmento esportivo mais especificamente no futebol é um fato concreto e notório, isso não há duvidas, mas os clubes estão devidamente estruturados e qualificados para criar projetos de marketing? Este questionamento será analisado através desta pesquisa. A metodologia que foi empregada no desenvolvimento desta pesquisa tem como fundamento um estudo descritivo de caráter qualitativo. Para a obtenção dos dados ou informações utilizadas como parâmetros para pesquisa realizou-se averiguações bibliográficas e entrevistas, onde o instrumento identifica-se em um Guia para Entrevista, previamente estruturado e a amostra refere-se aos representantes do Departamento de Marketing dos principais clubes de futebol do RS: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Grêmio F.B.P.A.); Sport Club Internacional (S.C. Internacional); Esporte Clube Juventude (E.C. Juventude); e Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (S.E.R. Caxias). Os resultados sugerem que as atribuições dos gestores esportivos, e no caso do marketing isso não se distingue, são evidenciados pelos seguintes itens: Planejamento, Administração, Organização, Execução e Controle. Conclui-se que o Departamento de Marketing e a Profissionalização da Gestão são extremamente relevantes para os clubes de futebol e podem contribuir consideravelmente para estabilização financeira, assim como, para a afirmação da marca e fidelização de torcedores.
Abstract It is significant the growth of football (soccer) clubs marketing nationally and internationally. Therefore, this research has the main focus on football marketing in its structuring and identifying the organizational procedures used by Football Clubs of Rio Grande do Sul-RS and discussing the Sports Management in the Football. The current growth of sports segment in marketing specifically in football is a concrete and notorious fact but are the clubs properly qualified and structured to create marketing projects? This question will be analyzed throughout this research. The methodology used for this research has foundation in one descriptive qualitative study. The data or information used as parameters for this research was based on literature review and interviews, where the instrument was one guide to interview previously structured and the sample refers to representatives of Marketing Department the major football clubs in the RS: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Grêmio F.B.P.A.); Sport Club Internacional (S.C. Internacional); Esporte Clube Juventude (E.C. Juventude); e Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (S.E.R. Caxias). The results suggest that the attributions of sports managers and in the case of marketing does not distinguishes whether are evidenced by the following items: Planning, Administration, organization, Execution and Control. It is concluded that the Department of Marketing and Professionalization of Management are extremely relevant to football clubs and can contribute significantly to financial stabilization, as well as to establish the brand and fidelization of supporters.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116054
Arquivos Descrição Formato
000964650.pdf (3.330Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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