Repositório Digital

A- A A+

A cultura de paz na percepção dos professores de educação física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul

.

A cultura de paz na percepção dos professores de educação física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A cultura de paz na percepção dos professores de educação física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Autor Reichenbach, José Paulo
Orientador Fonseca, Denise Grosso da
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
[en] Culture of peace
[en] Physical education
[en] School violence
Resumo Pensando na violência em seu sentido amplo, global, deparamo-nos com constantes conflitos que emergem em vários lugares do mundo. Em resposta, tanto autoridades quanto a população, buscam, na repressão, o caminho para barrar tal fenômeno. Considerando que haja um enorme potencial para promovermos uma cultuar de paz, desde que tenhamos o respeito pela dignidade da vida de cada ser humano, e que só chegaremos a esse ideal se direcionarmos nossos pensamentos e ações para a construção dessa cultura, o presente trabalho tem por objetivo geral compreender como o professor de Educação Física, de uma escola de ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Sul, percebe a promoção de uma cultura de paz, no ambiente escolar. Valemo-nos da pesquisa qualitativa, usando como instrumentos entrevista, observações de campo e análise do projeto político pedagógico da escola. Constatamos que existe conhecimento sobre a Cultura de paz, mas que ações objetivas e intencionais, para essa construção, ainda não são desenvolvidas.
Abstract Thinking about violence on a wide angle, globally we end up facing constant conflicts, that emerges all around the world. In response, authorities and population, search into repression the way to stop this phenomenon. Considering that their is ahuge potential to promote a peace culture, as far as we have the respect for the dignity about life of each human beeing, we will only reach that ideal estage if we drive our thoughts and actions to build this culture, This paper has the general purpose understand how the phisical educator , of a public high school at the state of Rio Grande do Sul, understands the promotion of a peace culture, at the school'a enviroment. We used the qualitative receath and as a tool interviews, field observations and analise of the political pedagogic project from the school. We observed that their is knowledge about peace culture, but actions objective and intentional, for this construction, are still not developed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116113
Arquivos Descrição Formato
000964740.pdf (268.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.