Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorReichenbach, José Paulopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-12T02:00:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116113pt_BR
dc.description.abstractPensando na violência em seu sentido amplo, global, deparamo-nos com constantes conflitos que emergem em vários lugares do mundo. Em resposta, tanto autoridades quanto a população, buscam, na repressão, o caminho para barrar tal fenômeno. Considerando que haja um enorme potencial para promovermos uma cultuar de paz, desde que tenhamos o respeito pela dignidade da vida de cada ser humano, e que só chegaremos a esse ideal se direcionarmos nossos pensamentos e ações para a construção dessa cultura, o presente trabalho tem por objetivo geral compreender como o professor de Educação Física, de uma escola de ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Sul, percebe a promoção de uma cultura de paz, no ambiente escolar. Valemo-nos da pesquisa qualitativa, usando como instrumentos entrevista, observações de campo e análise do projeto político pedagógico da escola. Constatamos que existe conhecimento sobre a Cultura de paz, mas que ações objetivas e intencionais, para essa construção, ainda não são desenvolvidas.pt_BR
dc.description.abstractThinking about violence on a wide angle, globally we end up facing constant conflicts, that emerges all around the world. In response, authorities and population, search into repression the way to stop this phenomenon. Considering that their is ahuge potential to promote a peace culture, as far as we have the respect for the dignity about life of each human beeing, we will only reach that ideal estage if we drive our thoughts and actions to build this culture, This paper has the general purpose understand how the phisical educator , of a public high school at the state of Rio Grande do Sul, understands the promotion of a peace culture, at the school'a enviroment. We used the qualitative receath and as a tool interviews, field observations and analise of the political pedagogic project from the school. We observed that their is knowledge about peace culture, but actions objective and intentional, for this construction, are still not developed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectCulture of peaceen
dc.subjectSchool violenceen
dc.titleA cultura de paz na percepção dos professores de educação física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964740pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples