Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoessler, Marta Maria Rateniekspt_BR
dc.contributor.authorAlves, Felipe Augusto Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-12T02:00:37Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116114pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física vem sendo tratada como disciplina opcional na base escolar. Isso faz com que, cada vez mais, o professor tenha contato com um aluno que não teve as oportunidades necessárias para um desenvolvimento mínimo do seu repertório motor. Nesse contexto, o professor se vê em uma situação muito difícil, quando encontra em uma mesma turma de 6° ano, estudantes com um desenvolvimento motor muito avançado, e estudantes com pouquíssimas experiências motoras, e imensas dificuldade na aprendizagem de qualquer habilidade motora. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo principal, comparar a aprendizagem de novas habilidades motoras entre indivíduos que tiveram uma larga bagagem de diferentes experiências anteriores, e indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras. Ele constitui-se de uma comparação de testes de aprendizagem motora entre os dois grupos (com ampla e com limitada experiência motora). Participaram deste estudo 20 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos. O público estudado foi dividido em dois grupos, sendo o primeiro constituído por 10 indivíduos que tiveram uma ampla vivência motora durante a infância, e o segundo constituído por 10 indivíduos que tiveram limitadas experiências motoras nessa fase. Foram realizados testes de aprendizagem, com atividades novas para ambos os grupos, e os resultados foram comparados entre eles e relacionados com as suas vivências motoras anteriores. O teste utilizado foi o Teste de coordenação com bola – TECOBOL (SILVA, 2010). Para a análise dos dados foi utilizado o teste T-Student para amostras independentes. O software utilizado foi o SPSS V.20, e o nível de significância mantido em 5%. Nas análises inferenciais utilizamos, para verificar a reprodutibilidade de cada teste da bateria TECOBOL, a correlação intraclasse, e verificamos que todos os testes são reprodutíveis. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em todos os condicionantes de pressão avaliados pela bateria de testes TECOBOL (tempo, precisão, organização, sequência e variabilidade). Os testes que não apresentaram diferenças significativas tinham grande semelhança com esportes e jogos populares brasileiros, o que talvez se justifique pelo fato de que todos tinham a base motora necessária à sua realização. Todos os testes com maior grau de complexidade e organização apresentaram resultados com diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Considerando-se os resultados obtidos, reforçamos a importância da presença de um professor de Educação Física desde a base escolar, assim como do seu trabalho sério e bem planejado, auxiliando seus alunos no desenvolvimento de sua bagagem motora, propiciando-lhes uma ampla experiência motora.pt_BR
dc.description.abstractPhysical education has been treated as an optional subject in school basis. This means that, increasingly, the teacher has contact with a student who did not have the necessary minimal development of their motor repertoire opportunities. In this context, the teacher finds herself in a very difficult situation, when found in the same class of 6th grade students with a very advanced motor development, and motor experiences with very few students, and immense difficulty in learning any motor skill. Therefore, this study main objective is to compare the learning of new motor skills among individuals who had a large bag of different past experiences, and individuals who have limited motor experience in this phase. It consists of a comparison between tests of motor learning between the two groups (with ample and limited motor experience). The study included 20 adolescents aged between 15 and 17 years old. The public study was divided into two groups, the first comprising 10 individuals who had experience a wide motor during childhood, and the second consisting of 10 subjects who had limited experience in this phase motor. Learning tests were performed, with new activities for both groups, and the results were compared between them and related to their previous motor experiences. The test used was the Test coordination with ball - TECOBOL (SILVA, 2010). For data analysis, the Student t-test for independent samples was used. The software used was SPSS V.20, and the significance level maintained at 5%. In inferential analysis used to verify the reproducibility of each test battery TECOBOL, the intraclass correlation, and found that all tests are reproducible. The results showed statistically significant differences in 15 of 20 tests, no significant difference in all pressure conditioning evaluated by battery TECOBOL (time, accuracy, organization, and sequence variability) tests. The tests showed no significant differences had great resemblance to Brazilian popular sports and games, which perhaps is justified by the fact that all had the motor base required for its completion. All tests with the highest degree of complexity and organization presented results with statistically significant differences between groups. Considering these results, we emphasize the importance of the presence of a PE teacher from school basis, as well as its serious and well planned work, helping students to develop their motor luggage, providing them a wide motor experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectMotor learningen
dc.subjectTransfer of learningen
dc.subjectMotor experienceen
dc.titleA influência de experiências anteriores na aprendizagem de novas habilidades motoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples