Repositório Digital

A- A A+

Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal

.

Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
Outro título Los sentidos de la escuela y de la Educación Física para los estudiantes y profesores de la red de escuelas públicas del ayuntamiento de Porto Alegre
Outro título The meanings of the school and the Physical Education for the students and teachers of a rede publica municipal
Autor Silva, Lisandra Oliveira e
Molina Neto, Vicente
Resumo Considerando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e estudantes de uma Rede Pública Municipal. Servindonos de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análise de documentos, como opções teóricometodológicas, construímos cinco categorias interpretativas, foco de discussão deste artigo: Escola e as relações com o conhecimento; Escola e Educação Física; Escola e os desafi os vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, Escola, mudanças e projetos; Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida.
Resumen Considerando que recientes cambios históricos y sociales han generado efectos en la vida escolar, esta investigación tuvo como objetivo comprender los signifi cados de la escuela y de la educación física desde el signifi cado conferido por los profesores y estudiantes de una red de escuelas públicas de una ciudad del sur de Brasil. Hemos utilizado la observación participante, el diario de campo, las entrevistas y el análisis de documentos como opciones teórico-metodológicas. Construimos cinco categorías interpretativas, que son el foco de la discusión de este artículo: Escuela y las relaciones con el conocimiento; Escuela y Educación Física; Escuela y los retos que experimentan los profesores y estudiantes en su cotidiano en los tiempos actuales; Escuela, cambios y proyectos; Pensar el sentido de la escuela es pensar el sentido de la vida.
Abstract Considering that recent social changes have been motivating effects in the school life, this research had as the main goal understand the meaning of school and Physical Education from the meanings given by teachers and students of a Rede Publica Municipal. Having observations of participants, fi eld diary, interviews and analyses of documents like theoretical methodologic options, we built up fi ve interpretative categories that are the main focus of discussion of this article: School and its links with knowledge; School and Physical Education; School and the challenges lived by its workers in their present everyday lives; School, changes and projects; Thinking the meaning of school is thinking the meaning of life.
Contido em Movimento, Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 4 (jul./set. de 2014) p. 1139-1158
Assunto Docentes
Escolas
Estudantes
[en] Physical education
[en] School
[en] Students
[en] Teachers
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/116118
Arquivos Descrição Formato
000954904.pdf (346.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.