Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorMartínez Aquino, Selva Vivianapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-13T02:01:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116137pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho avaliou o uso de guias de execução (Chaffin, 2012) com alunos iniciantes de piano com o objetivo de verificar se alunos iniciantes de piano apresentariam perfis similares de utilização de guias de execução, e se seria possível constatar o mesmo grau de aproveitamento observado em pesquisas anteriores. A amostra incluiu 14 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos. Foi solicitado a cada participante a preparação de duas peças do seu repertório para gravá-las, em áudio e vídeo, executando-as de memória. A metodologia também incluiu a realização de entrevistas e anotações nas partituras dos alunos no decorrer de três encontros. Os resultados mostram que os alunos foram capazes de usar as quatro categorias de guias de execução propostas por Chaffin. Além disto, outros resultados foram corroborados tais como: a utilização de guias expressivos associada com os melhores desempenhos no teste oral e, a utilização de maior quantidade de guias básicos associada com maior ocorrência de lapsos nas gravações.pt_BR
dc.description.abstractThis study evaluated the use of Chaffin´s (2002) performance cues applied to beginner piano students in order to verify if an adaptation of this approach would profile similarly and show the equivalent results as in previous researches on this subject. The sample included 14 piano students ages eight to fourteen studying at the time with six piano teachers. Each participant was requested to prepare two pieces from their current repertoire to be played by memory and recorded both in audio and video. The methodology also included interviews and annotations made by students in their scores. The students and the researcher met three times for recordings, commentaries and interviews. Results show that the participating children were able to use all four categories of performance cues. Other results were verified such as the use of expressive cues associated with the best results in the oral test and the use of basics cues associated with higher rates of lapses on the recordings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformance cuesen
dc.subjectPiano : Iniciacaopt_BR
dc.subjectMemorização musicalpt_BR
dc.subjectMemorizationen
dc.subjectGuia de execuçãopt_BR
dc.subjectBeginning level studentsen
dc.subjectMemoria : Musicapt_BR
dc.titleA utilização de guias de execução por alunos iniciantes de piano de 8 a 14 anos de idadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000966082pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples