Repositório Digital

A- A A+

As práticas pedagógicas dos professores de educação física no contexto escolar : estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre/RS

.

As práticas pedagógicas dos professores de educação física no contexto escolar : estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As práticas pedagógicas dos professores de educação física no contexto escolar : estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre/RS
Autor Faleiro, Samuel Machado
Orientador Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Prática pedagógica
Resumo O presente estudo tem como objetivo descrever e compreender como o professor de Educação Física constrói suas práticas pedagógicas no contexto escolar.Para isso, é importante identificar e compreender quais são as competênciasnecessárias para uma prática pedagógica qualificada,quais elementos que podem influenciar suas práticas pedagógicas e como os professores estabelecem suas relações no âmbito escolar. Alguns autores relatam que a prática docente se desenvolve no âmbito escolar, sofrendo e promovendo ações que vão contribuir para essa prática, porém podem colaborar as vivências que o próprio docente teve e sua formação durante o ensino superior. Nessa perspectiva, o estudo almeja investigar melhor essas questões. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, através de um estudo de caso que acompanhoutrês professores de Educação Física de uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre. A coleta de dados realizou-se durante o segundo semestre de 2014 e as informações coletadas foram analisadas e discutidas conforme o referencial teórico construído. O estudo me permitiu compreender algumas competências que um professor de Educação Física precisa construir nesse contexto, além de identificar e compreender alguns elementos que podem influenciar essas práticas e, por fim, entender como o docente estabelece suas relações interpessoais no ambiente escolar. Nessa perspectiva, aprendi que os professores vão configurando e reconfigurando suas ações conforme os contextos que lhes são apresentados e que suas práticas podem ser moldadas durante suas trajetórias.
Abstract This study aims to describe and understand how the physical education teacher builds their teaching practices in the school context. For this, it is important to identify and understand what are the knowledge that teachers construct, which elements can influence their teaching and how teachers establish their relations in schools. Some authors report that the teaching practice develops in schools, and suffering by promoting actions that will contribute to this practice, but can collaborate the experiences that the teacher himself had during his training and higher education. From this perspective, the study aims to further investigate these issues. The methodology is qualitative and descriptive nature, through a case study that will follow three physical education teachers from a school of Municipal Porto Alegre. Data collection should be completed during the second half of 2014 and the information collected will be analyzed and discussed as the theoretical framework built. The study allowed me to understand some skills that a physical education teacher need to have in this context , and identify and understand some elements that can influence these practices and ultimately understand how the teacher establishes their interpersonal relationships within the school environment. In this Perspective, I understood that teachers will configuring and reconfiguring their actions according to the context presented to them and that their practices may be shaped during their careers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116154
Arquivos Descrição Formato
000964688.pdf (514.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.