Repositório Digital

A- A A+

Peso na balança : uma análise sobre obesidade na revista Saúde é Vital

.

Peso na balança : uma análise sobre obesidade na revista Saúde é Vital

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Peso na balança : uma análise sobre obesidade na revista Saúde é Vital
Autor Dienstmann, Patrícia Helena Baumhardt
Orientador Damico, José Geraldo Soares
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Obesidade
Saúde
Resumo Enfocando a temática da obesidade, este trabalho de cunho qualitativo objetiva compreender de que maneira significados e representações referentes à obesidade estão construídos nos artigos de revistas informativas segmentadas ao público com interesse em temas relacionados com a área da saúde. Foi selecionada para esse fim a revista Saúde é Vital da editora Abril do ano de 2013 (janeiro a dezembro) e em específico a sua seção denominada Balança, já que na mesma continuamente se falava em assuntos referentes à obesidade e suas implicações na saúde. Para tanto foi desenvolvida uma Análise de Conteúdo a partir de um quadro ilustrativo que abrange elementos básicos dos assuntos abordados em cada um dos artigos das doze seções. Sendo assim, a análise foi dividida em duas etapas processuais, a primeira uma análise vertical e a segunda uma análise horizontal, o que permitiu encontrar elementos significativos com relação à obesidade ao longo das doze edições. Dessa forma, foi possível encontrar que a revista analisada é apenas um dos diversos meios de comunicação utilizados atualmente para disseminar esse discurso do conceito de que a obesidade é uma doença e que precisa de tratamento. Que a formação desse conceito possui uma visão mecânica do corpo, como uma máquina de entrada e saída de energia e que esse processo não leva em conta a relação do corpo com o ambiente, a cultura e a sociedade a que pertence. Foi então destacada a necessidade de se traçar um olhar para o conhecimento, para o modo como formulamos os conceitos, a fim de tornar mais clara a compreensão do que está em questão na conceituação de obesidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116158
Arquivos Descrição Formato
000965029.pdf (2.944Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.