Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZielinsky, Monicapt_BR
dc.contributor.authorBauer, Elisa Biassio Tellespt_BR
dc.date.accessioned2015-05-13T02:01:21Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116164pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa discute o processo de criação artístico de Paulo Bruscky a partir do uso insistente de arquivos, documentação e registros na formulação de seu pensamento estético, cuja dialética entre a efemeridade e o registro encontra presença decisiva na confecção dos seus Bancos de Ideias. Estes cadernos, construídos ao longo de décadas e continuamente atualizados, armazenam um arsenal de esboços, pensamentos e rascunhos das mais diversas obras – materializadas ou não. Anotações, frases, catalogação de sua vasta produção coabitam com obras vindouras, ainda em registro. Uma série de obras não realizadas pela recusa em Salões ou demais órgãos institucionalizados, a partir dos bancos e documentos, são revistos e analisados, trazendo à luz a atualidade do seu pensamento estético e sinalizando, de forma decisiva, fendas históricas e outras narrativas possíveis dentro dos sistemas hegemônicos. Com um posicionamento de resistência ético e político frente à Ditadura Civil Militar Brasileira e o capitalismo, as discussões impulsionadas pela documentação e arquivamento de Paulo Bruscky oferecem um viés alternativo que pode ampliar as reflexões sobre a arte contemporânea.pt
dc.description.abstractThis research discusses the process of the artistic creation of Paul Bruscky from the insistent use of files, documents and records in the formulation of his aesthetic thought, in which the dialectic between the ephemeral and the record has a decisive presence in the making off of his Banks of Ideas. These notebooks built for decades and continuously updated , store an arsenal of sketches, thoughts and drafts from various works - materialized or not. Notes, phrases, cataloguing of his vast production cohabit with future works, still on record. A series of works not carried out for being refused by Salon of Arts or other institutionalized bodies are reviewed and analysed from the database and documents, bringing to light the relevance of its aesthetic thought, and signalling, decisively, historical gaps and other possible narratives within the hegemonic systems. With an ethical and political resistance position against the Civic-Military Dictatorships and capitalism, the discussions driven by Paul Bruscky’s documentation and archiving offer alternative bias that can broaden the discussions about contemporary art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBruscky, Paulo, 1949-pt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectBanks of ideasen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectBanco de ideiaspt_BR
dc.subjectWorks not performeden
dc.subjectObras não realizadas (Artes)pt_BR
dc.subjectArquivospt_BR
dc.titlePoética do inacabável : banco de ideias de Paulo Brusckypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples