Repositório Digital

A- A A+

Efeito da adição de fosfato, metais traço e vitaminas no cultivo da microalga Chlorella sp.

.

Efeito da adição de fosfato, metais traço e vitaminas no cultivo da microalga Chlorella sp.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Efeito da adição de fosfato, metais traço e vitaminas no cultivo da microalga Chlorella sp.
Autor Steckert, Eduardo Vieira
Orientador Rech, Rosane
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Biocombustível
Chlorella
Fosfato
Microalga
Vitamina
Resumo Existem cada vez mais estudos voltados para tentar extrair ao máximo os diversos compostos presentes nas microalgas, uma vez para estes existem diversas aplicações. No caso da indústria de alimentos, as microalgas possibilitam diversos tipos de pigmentos com propriedades bioativas, diversos ácidos graxos poli-insaturados e pós para a mistura com diferentes tipos de alimentos. Existem empresas que realizam a produção em massa de microalgas, se beneficiando dos produtos e da vantagem de que elas não necessitam de grandes áreas para o seu cultivo. Mesmo assim, existem diversas pesquisas que visam maximizar a produção de biomassa e Lipídios através de variações nas condições do cultivo. Foi proposto, no presente trabalho, a adição de diferentes nutrientes ao longo do tempo de cultivo para determinar seu efeito tanto na biomassa e quanto no teor lipídico final da microalga Chlorella sp. Para isso foi realizado um cultivo no qual existiram 4 grupos para análise: o grupo Padrão, que serviu como controle; o grupo F, no qual foi adicionado solução fosfato; o grupo FM, no qual foi adicionado fosfato e metais traço; e o grupo FMV, no qual foi adicionado fosfato, metais traço e vitaminas. Ao término do cultivo todos os grupos apresentaram a mesma quantidade de biomassa final. Já em relação ao teor de lipídos, o grupo Padrão, F e FM apresentaram a mesma quantidade, entretanto, o grupo FMV apresentou 50 % a mais de lipídios.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116229
Arquivos Descrição Formato
000964458.pdf (864.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.