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Preferências adaptativas e aspirações educacionais : uma análise empírica para a cidade de Porto Alegre

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Preferências adaptativas e aspirações educacionais : uma análise empírica para a cidade de Porto Alegre

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Título Preferências adaptativas e aspirações educacionais : uma análise empírica para a cidade de Porto Alegre
Autor Zanon, Daiane
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Adaptative preference
[en] Capability approach
[en] Education
[en] Elster, Jon
[en] Human well-being
Resumo O presente trabalho se propõe a testar a hipótese do fenômeno de preferências adaptativas nas aspirações educacionais de crianças em idade escolar. Para este fim, visamos apresentar contribuições em dois aspectos: teórico e empírico. No primeiro, é apresentada uma revisão de diversas teorias que descrevem e indicam meios de superação de condições adversas, tais como aquelas formuladas por Amartya Sen, Martha Nussbaum e Jon Elster. A busca por entender critérios subjetivos das escolhas individuais, no que se refere ao processo adaptativo, motivou a parte empírica da pesquisa, em escolas do Município de Porto Alegre, a fim de verificar se as aspirações educacionais das crianças estão positivamente relacionadas ao seu grupo de referência, que pode ser constituído por familiares, pessoas da escola, do bairro ou de igual situação socioeconômica. Esperamos assim, que os resultados, mesmo que parciais, forneçam alguns indícios ou sugestões iniciais para uma possível construção de políticas públicas que possibilitem o florescimento das crianças e a composição de uma sociedade que priorize o desenvolvimento humano.
Abstract The present study aims to test the hypothesis of adaptive preferences phenomenon in the educational aspirations of children of school age. For this purpose, we aim to present contributions on two aspects: theoretical and empirical. In the first, we present a review of several theories that describe and indicate means of overcoming adverse conditions, such as those made by Amartya Sen, Martha Nussbaum and Jon Elster. The search for understanding subjective criteria of the individual choices, with respect to the adaptive process, motivated the empirical part of the research, in schools of the Municipality of Porto Alegre, in order to verify whether children’s educational aspirations are positively related to their group of reference, which may consist by family, people from school, neighborhood or equal socioeconomic situation. We hope, therefore, that the results, even if partial results, provide some evidence or initial suggestions for construction of public policies that make possible the flourishing of children and the composition of a society that prioritizes human development.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116271
Arquivos Descrição Formato
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