Repositório Digital

A- A A+

Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio

.

Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
Autor Gruber, Liliane Dailei Almeida
Orientador Del Pino, Jose Claudio
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Programa de Pós-Graduação em Química.
Assunto Energia nuclear
Ensino de quimica
Ensino médio
Radioatividade
Software educativo
[en] Educational game
[en] Educational software
[en] Nuclear energy
[en] Radioactivity
Resumo Por considerar que o uso das tecnologias de informação e comunicação às práticas pedagógicas, aliadas à abordagem dos assuntos nucleares é tema relevante, desafiador e ainda pouco explorado, o presente projeto visou criar um espaço de reflexões acerca das relações de aprendizagem e o papel do professor em sala de aula no contexto escolar de nível médio. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou-se metodologia qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se gravações de áudio e vídeo, anotações em diários de aula, produções textuais dos sujeitos investigados e arquivos de registro da navegação realizada no ambiente do software educativo. A utilização de recursos digitais e, principalmente, do software educativo Cidade do Átomo, possibilitou a realização do exercício de representações de papéis, cujo objetivo é abordar assuntos científicos e tecnológicos polêmicos, tal como os relacionados à produção de energia elétrica a partir da energia nuclear. Nessa atividade, os estudantes interpretam diversos papéis de um mesmo contexto, defendendo e debatendo os pontos de vista convergentes de seus personagens. Foi possível evidenciar na participação dos estudantes por meio de questionamentos e relações estabelecidas entre seus pares e com os recursos tecnológicos a formação de um ambiente de interação proveitoso. Esta constatação evidencia a potencialidade do espaço educativo formado, que resultou em reforço do processo ensino-aprendizagem.
Abstract By considering that the use of information technology and pedagogical practices communication allied with an approach of nuclear subject it’s a relevant, challenging and yet not well developed theme, the present project aimed to create speculative space about the learning relationship and the role of the educator in a middle school context. To the development of this research were used a qualitative methodology. As data collecting instrument were used audio and video recordings, diary class annotations, textual productions of the analyzed subjects and navigation record files of the educational software ambient. Use of digital resources, mainly the educative software “Cidade do Átomo”, enabled the roleplaying game, whose objective is the approach of scientific and technologic polemic subjects, such as the nuclear energy production. In this exercise, the students played various roles on the same context, defending and debating their characters point of view. By the use of questions and discussion of the peer relationship with the technological resource, was possible to bespeak a beneficial interactive environment. This statement endorses the potentiality of the educative space, which resulted in a reinforcement of the teaching-learning process.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/116495
Arquivos Descrição Formato
000956472.pdf (3.851Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.