Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorGruber, Liliane Dailei Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-16T02:00:35Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116495pt_BR
dc.description.abstractPor considerar que o uso das tecnologias de informação e comunicação às práticas pedagógicas, aliadas à abordagem dos assuntos nucleares é tema relevante, desafiador e ainda pouco explorado, o presente projeto visou criar um espaço de reflexões acerca das relações de aprendizagem e o papel do professor em sala de aula no contexto escolar de nível médio. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou-se metodologia qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se gravações de áudio e vídeo, anotações em diários de aula, produções textuais dos sujeitos investigados e arquivos de registro da navegação realizada no ambiente do software educativo. A utilização de recursos digitais e, principalmente, do software educativo Cidade do Átomo, possibilitou a realização do exercício de representações de papéis, cujo objetivo é abordar assuntos científicos e tecnológicos polêmicos, tal como os relacionados à produção de energia elétrica a partir da energia nuclear. Nessa atividade, os estudantes interpretam diversos papéis de um mesmo contexto, defendendo e debatendo os pontos de vista convergentes de seus personagens. Foi possível evidenciar na participação dos estudantes por meio de questionamentos e relações estabelecidas entre seus pares e com os recursos tecnológicos a formação de um ambiente de interação proveitoso. Esta constatação evidencia a potencialidade do espaço educativo formado, que resultou em reforço do processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractBy considering that the use of information technology and pedagogical practices communication allied with an approach of nuclear subject it’s a relevant, challenging and yet not well developed theme, the present project aimed to create speculative space about the learning relationship and the role of the educator in a middle school context. To the development of this research were used a qualitative methodology. As data collecting instrument were used audio and video recordings, diary class annotations, textual productions of the analyzed subjects and navigation record files of the educational software ambient. Use of digital resources, mainly the educative software “Cidade do Átomo”, enabled the roleplaying game, whose objective is the approach of scientific and technologic polemic subjects, such as the nuclear energy production. In this exercise, the students played various roles on the same context, defending and debating their characters point of view. By the use of questions and discussion of the peer relationship with the technological resource, was possible to bespeak a beneficial interactive environment. This statement endorses the potentiality of the educative space, which resulted in a reinforcement of the teaching-learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational softwareen
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectRadioactivityen
dc.subjectEnergia nuclearpt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectNuclear energyen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducational gameen
dc.subjectSoftware educativopt_BR
dc.titleMediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000956472pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples