Repositório Digital

A- A A+

Uma investigação sobre a autoria de dados científicos : teias de uma rede em construção

.

Uma investigação sobre a autoria de dados científicos : teias de uma rede em construção

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma investigação sobre a autoria de dados científicos : teias de uma rede em construção
Autor Medeiros, Jackson da Silva
Orientador Caregnato, Sonia Elisa
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Autoria
Comunicação científica
Repositórios institucionais
Teoria ator-rede
[en] Actor-network theory
[en] Authorship
[en] Data repository
[en] e-Science
[en] Scientific data
Resumo Estudo qualitativo de natureza descritiva, objetivando analisar a autoria científica a partir do compartilhamento de dados de pesquisa. Para esta finalidade, foi utilizada a Teoria Ator-Rede (ANT), a qual busca, a partir de uma ideia de simetria entre humanos e não humanos, não assumir uma divisão entre essas entidades, possibilitando visualizar o estabelecimento e a dissolução de uma rede a partir das relações que se criam em diversos níveis. Esses atores-rede, actantes, estão mobilizados para a estruturação de redes temporárias a partir de um programa de ações, através da transformação e da modificação do significado ou dos elementos que veiculam. Os dados levantados, os quais serviram de base para descrição e análise a partir da literatura que também emergiu do que foi coletado, foram recolhidos a partir de observação, de entrevistas e de materiais bibliográficos. A investigação ocorreu junto ao Repositório de Dados de Estudos Ecológicos do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). Conclui que os objetos conceituais e pragmáticos não podem ser vistos de maneira isolada, mas sim como atores-rede afetados diretamente pela tecnologia, devendo ser considerados atuantes importantes no processo de produção, compartilhamento e uso de dados digitais de pesquisa. A construção de um fato científico e social como a autoria, é coordenada por uma série de elementos que foram levantados com o auxílio da ANT, como a coleta de dados, a curadoria, os próprios dados científicos, seus metadados, as fontes de fomento, a política de dados, o repositório e seus softwares de gerenciamento e envio de dados e metadados, o licenciamento, a propriedade e a responsabilidade, agindo como um tipo de instrumentalização de um arranjo de fenômenos, isto é, uma ferramenta que, atuante como conceito e/ou como processo, permite que seja consolidado um conjunto de ações instituídas a partir de regras explícitas e implícitas.
Abstract Qualitative study of descriptive nature, aimed to analyze the scientific authorship from the data sharing. For this purpose, we used the Actor-Network Theory (ANT), which seeks, from an idea of symmetry between human and non-human, do not assume a division between those entities, allowing to view the establishment and dissolution of a network from the relationships that are created at different levels. These actors-network, actants, are mobilized for structuring temporary networks from an action program, through the transformation and modification of the meaning or the elements they provide. The data collected, which were the basis for description and analysis from the literature that also emerged from what ware collected by observation, interviews and bibliographic materials. The study was carried out by the Repositório de Dados de Estudos Ecológicos do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). Concludes that conceptual and pragmatic objects can not be seen in isolate way, but as actors directly affected by the technology, should be considered important actants in the process of production, sharing and use of digital research data. The construction of a scientific and social fact as authorship, is coordinated by a number of elements that were raised with the help of ANT, such as data collection, curation, scientific data and its metadata, funding sources, data policy, repository and its management software for data and metadata, licensing, ownership and responsibility, acting as a kind of exploitation of a phenomena arrangement, ie, a tool that can be seen as concept and/or as a process, allows it to be consolidated a set of actions established from explicit and implicit rules.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/116504
Arquivos Descrição Formato
000966998.pdf (2.525Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.