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A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre

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A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre

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Título A violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegre
Autor Nunes, Giani Mari da Silva
Orientador Garcia, Sandro Ruduit
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Porto Alegre (RS)
Sociabilidade
Sociologia da educação
Violência escolar
[en] Dominant groups
[en] School violence
[en] Sociability and socialization
Resumo Este estudo tem como tema central a sociabilidade entre os jovens e suas manifestações violentas na escola. A violência é um dos problemas sociais que mais preocupa a sociedade brasileira, principalmente quando inserida na escola. Este não é um fenômeno recente, mas vem gerando angústia e medo à sociedade pelas formas como acontece que envolvem pessoas cada vez mais jovens seja como vítimas ou agressores. Nessa perspectiva, a escola deixa de ser percebida como um espaço seguro, que visa à socialização mediante atitudes de respeito, amizade, e integração, para ser cenário de diversas violências, nas suas mais variadas formas, desde simbólica, verbal a física; este é um fenômeno social de significado e relevância para o estudo em questão. No esforço de construção da categoria sociabilidade violento na escola, a presente análise orientou-se pela seguinte indagação central: Como se constrói uma sociabilidade violenta no espaço escolar? Como hipótese norteadora da investigação, tem-se que as relações de poder entre os grupos e de marcar território tendem a levar à violência na sociabilidade entre os jovens no espaço escolar, desde que se conjugando, de forma complexa e indeterminada, com pais descomprometidos ou ausentes em relação aos filhos e com escolas pouco equipadas para operar com vulnerabilidades diversas e demandas de inclusão crescentes e socialmente legítimas. Em termos teóricos, o estudo fundamenta-se nos conceitos de violência e de sociabilidade, tentando captar combinações difusas entre diferentes fatores que concorrem para expressões contextuais de sociabilidade violenta entre jovens na escola. Em termos empíricos, a pesquisa recorre ao caso de uma escola da rede Estadual de ensino, situada na zona norte de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.
Abstract This study is focused on sociability among young people and their violent demonstrations in school. Violence is one of the greatest concern problems for Brazilian society, especially when inserted in school. This is not a recent phenomenon, but has generated anxiety and fear to society by the ways people are involving more and more young people, either as victims or perpetrators. In this perspective, the school is no longer perceived as a safe space, which aims to socialization attitudes of respect, friendship and integration, to be the scene of violence in its various forms, from symbolic, physical verbal; this is a social phenomenon of meaning and relevance to the study. In an effort to build violent sociability category at school, this review was guided by the following central question: How do you build a violent sociability at school? The guiding hypothesis of the research, has that power relations between groups and territory brand tend to lead to violence in sociability among young people in school, since it is the combination, complex and indeterminate, with not involved or absent parents towards children, and few schools equipped to operate with multiple vulnerabilities and increasing demands for socially legitimate inclusion. Theoretically, the study is based on the concepts of violence and sociability, trying to capture diffuse combinations of different factors that contribute to contextual expressions of violent sociability among young people in school. Empirically, the research refers to the case of a network of primary and secondary schools of the state, located in the north of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116610
Arquivos Descrição Formato
000966348.pdf (2.571Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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