Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Sandro Ruduitpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Giani Mari da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-19T02:01:04Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116610pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema central a sociabilidade entre os jovens e suas manifestações violentas na escola. A violência é um dos problemas sociais que mais preocupa a sociedade brasileira, principalmente quando inserida na escola. Este não é um fenômeno recente, mas vem gerando angústia e medo à sociedade pelas formas como acontece que envolvem pessoas cada vez mais jovens seja como vítimas ou agressores. Nessa perspectiva, a escola deixa de ser percebida como um espaço seguro, que visa à socialização mediante atitudes de respeito, amizade, e integração, para ser cenário de diversas violências, nas suas mais variadas formas, desde simbólica, verbal a física; este é um fenômeno social de significado e relevância para o estudo em questão. No esforço de construção da categoria sociabilidade violento na escola, a presente análise orientou-se pela seguinte indagação central: Como se constrói uma sociabilidade violenta no espaço escolar? Como hipótese norteadora da investigação, tem-se que as relações de poder entre os grupos e de marcar território tendem a levar à violência na sociabilidade entre os jovens no espaço escolar, desde que se conjugando, de forma complexa e indeterminada, com pais descomprometidos ou ausentes em relação aos filhos e com escolas pouco equipadas para operar com vulnerabilidades diversas e demandas de inclusão crescentes e socialmente legítimas. Em termos teóricos, o estudo fundamenta-se nos conceitos de violência e de sociabilidade, tentando captar combinações difusas entre diferentes fatores que concorrem para expressões contextuais de sociabilidade violenta entre jovens na escola. Em termos empíricos, a pesquisa recorre ao caso de uma escola da rede Estadual de ensino, situada na zona norte de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.description.abstractThis study is focused on sociability among young people and their violent demonstrations in school. Violence is one of the greatest concern problems for Brazilian society, especially when inserted in school. This is not a recent phenomenon, but has generated anxiety and fear to society by the ways people are involving more and more young people, either as victims or perpetrators. In this perspective, the school is no longer perceived as a safe space, which aims to socialization attitudes of respect, friendship and integration, to be the scene of violence in its various forms, from symbolic, physical verbal; this is a social phenomenon of meaning and relevance to the study. In an effort to build violent sociability category at school, this review was guided by the following central question: How do you build a violent sociability at school? The guiding hypothesis of the research, has that power relations between groups and territory brand tend to lead to violence in sociability among young people in school, since it is the combination, complex and indeterminate, with not involved or absent parents towards children, and few schools equipped to operate with multiple vulnerabilities and increasing demands for socially legitimate inclusion. Theoretically, the study is based on the concepts of violence and sociability, trying to capture diffuse combinations of different factors that contribute to contextual expressions of violent sociability among young people in school. Empirically, the research refers to the case of a network of primary and secondary schools of the state, located in the north of Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectSchool violenceen
dc.subjectSociability and socializationen
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectDominant groupsen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.titleA violência nas escolas : sociabilidade entre jovens numa escola pública em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966348pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples