Repositório Digital

A- A A+

Causas da evasão no ensino superior a distância : um olhar sociológico sobre os motivos da evasão discente no Curso de Especialização a Distância em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio/ IFCH/ UFRGS/ Edição 2013

.

Causas da evasão no ensino superior a distância : um olhar sociológico sobre os motivos da evasão discente no Curso de Especialização a Distância em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio/ IFCH/ UFRGS/ Edição 2013

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Causas da evasão no ensino superior a distância : um olhar sociológico sobre os motivos da evasão discente no Curso de Especialização a Distância em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio/ IFCH/ UFRGS/ Edição 2013
Autor Kist, Alynni Luiza Ricco Ávila
Orientador Mocelin, Daniel Gustavo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Educação à distância
Evasão escolar
Sociologia da educação
[en] Distance education
[en] EAD
[en] Evasion in distance education
Resumo A evasão é um dos maiores obstáculos do ensino a distância, segundo o Censo EAD Brasil 2013. Este estudo objetiva verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no Curso de Especialização a Distância em Sociologia para Professores do Ensino Médio, realizado pelo Departamento de Sociologia do IFCH da UFRGS, em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), com 300 alunos inicialmente matriculados. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo, visando buscar possíveis causas para a evasão dos alunos no curso, validando-se ou não os elementos colhidos na revisão de literatura. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas, seguindo-se um roteiro pré-estabelecido. O número de indivíduos evadidos foi de 31, chegando-se a uma população de 10,33% de alunos evadidos formalmente, percentual bastante inferior aos índices encontrados na revisão de literatura. A maior parte dos motivos de evasão em cursos a distância levantados na revisão teórica foram ratificados, mas também foram encontradas novas categorias de análise.
Abstract The evasion is one of the biggest obstacles for distance teaching, according to the Censo EAD Brazil in 2013. This study aims to verify the main factors that contributed to the students dropped out the Distance Course of Specialization in Sociology for High School Teachers, organized by Sociology Department in IFCH at UFRGS, in partnership with the National Network of Continuing Qualification for Public and Basic Education’s Professional Teaching (RENAFOR), with 300 students initially registered. The data analysis was conducted through content analysis, aiming to seek possible causes for evasion of students in the course, validating or not the information collected in the review of this literature. Most avoidance reasons in distance courses raised in the literature review were ratified, but were also found new categories of analysis.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/116622
Arquivos Descrição Formato
000966176.pdf (222.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.