Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Leonardo Xavier dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Lúcia Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-19T02:01:13Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116647pt_BR
dc.description.abstractOs atuais padrões de consumo se apresentam em um cenário com um crescimento populacional mundial em que os recursos são limitados. Há mudanças climáticas e crises ambientais que vêm provocando pressões para soluções políticas, econômicas e sociais. Modos de produção e consumo diferenciados têm sido de interesse para estudos, reflexões e debates, dada a urgência de respostas a uma realidade que carece de efetividade em ações que talvez não possam reverter o atual quadro, mas, sim, minimizar efeitos negativos. É nesse âmbito que esta pesquisa se apresenta, e o objeto de estudo selecionado foi o consumo de produtos oriundos da cadeia produtiva das frutas nativas do Rio Grande do Sul, destacando as características das transações e dos agentes frente a esses produtos, estabelecendo-se, assim, o seguinte problema de pesquisa: A ação do consumidor em optar pelo produto procedente das frutas nativas é relevante a ponto de influenciar na gestão e na estruturação da cadeia produtiva? A partir dessa questão, o objetivo da pesquisa é analisar o perfil, o comportamento dos consumidores e sua influência sobre a estruturação da cadeia. Trata-se de um estudo que utiliza ferramentas do modelo de pesquisa survey, cuja amostra foi composta por 43 consumidores do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, e de dois sócios do empreendimento “Encontro de Sabores”. As abordagens metodológicas quantitativa e qualitativa foram utilizadas para análise e interpretação dos dados, apresentado-se, desse modo, um quadro que retrata características dos agentes da amostra e das transações. O consumo, segundo elementos analíticos da Nova Economia Institucional (NEI), pode ser visto como uma transação. Assim, a NEI traz, como enfoque teórico para este estudo, fundamentos para uma discussão acerca das características dos agentes e das transações que ocorrem na cadeia produtiva das frutas nativas. Abordagens sobre cadeias produtivas, microeconomia e a teoria do consumidor também contribuíram para a análise. Os resultados apontam que, na etapa final da cadeia, o consumidor dos produtos decorrentes da extração das frutas nativas conhece pouco sobre todo o processo e solicita mais informações, comprovando a característica da racionalidade limitada, mencionada pela NEI. Embora algumas ações já tenham sido implementadas, os agentes participantes dos demais elos consideram pouco relevantes os pedidos dos consumidores para o propósito de estruturação e organização da cadeia, o que reforça a constatação de que existe um maior cuidado com relação às estratégias de compor a cadeia do que com a demanda propriamente dita. Tal resultado indica que se faz necessário, pelos agentes da cadeia, elaborarem estratégias de gestão que se voltem para a demanda. Já na fase inicial da cadeia, os agentes consideram que o agricultor não é apenas um produtor de bens agrícolas, mas também um gestor de um sistema agroecológico, o qual fornece um grande número de bens públicos e serviços, como água, solo e biodiversidade.pt_BR
dc.description.abstractThe real consumption patterns are in a setting with a increasing of world population in which the resources are limited, there are climate changes and environmental crisis that are causing pressures to political, economic and social solutions. Differentiated ways of production and consumption constitute an interest for studies, reflections and discussions, due to the urgency of answers to a reality which needs effectiveness in actions that perhaps can´t revert the real view, but minimize negative effects. It is in the sense that this research presents itself and the object of the selected study was the consumption of the products arising from the productive network of the native fruits from Rio Grande do Sul, emphasizing the features of the transactions and the agents in relation to these products, establishing the following research problem: Is the action of the consumer in choosing the precedent product of the native fruits relevant to the extent of influencing at the management and structuration of the productive network? From this issue the objective of that research is to analyze the profile, consumer behavior and its influence on the structuration of the chain. It is a study which uses tools from the survey research model, whose sample was composed by 43 consumers from Passo Fundo city, in Rio Grande do Sul state, and also two partners of the “Encontro de Sabores” enterprise. The quantitative and qualitative methodological approaches were used for analysis and interpretation of the data, presenting a view which reflects features of the agents of the sample and transactions. The consumption can be seen as a transaction, according to analytical elements of the New Institutional Economy (NEI). Thus, NEI brings, as a theoretical approach for that study, basis to a discussion about the features of the agents and the transactions which occur at the productive network of the native fruits. Approaches about productive networks, micro economy and the consumer theory also contribute to the analysis. The results indicate that at the final stage of the network the consumer of the products arising from the native fruits extraction know little about all the process and request more information, confirming the limited rationality characteristic, mentioned by the NEI. Although some actions have already been implemented, the participative agents of the other bonds consider not so relevant the requests of the consumers for purpose of network structuration and organization, which reinforces the conclusion that there is a greater care about the strategies of composing the network than about the demand itself. Such result indicates it is necessary that the network agents design management strategies directed to the demand. At the first stage of the network, the agents must take into consideration that the farmer is not only a producer of agricultural goods, but also a manager of an agroecological system which provides a great number of public goods and services like water, soil and biodiversity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemanden
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectNative fruitsen
dc.subjectFrutaspt_BR
dc.subjectPreferenceen
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectCustos de transaçãopt_BR
dc.subjectPasso Fundo (RS)pt_BR
dc.titleAgentes contemporâneos : uma análise a partir da participação de consumidores de Passo Fundo na cadeia produtiva das frutas nativas do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000949737pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples