Repositório Digital

A- A A+

Método para análise de acidentes de trânsito com a identificação de fatores causais

.

Método para análise de acidentes de trânsito com a identificação de fatores causais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Método para análise de acidentes de trânsito com a identificação de fatores causais
Autor Chagas, Denise Martins
Orientador Lindau, Luis Antonio
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Acidentes de trânsito
Segurança viária
[en] Causal factors of traffic accidents
[en] Contributory factors to traffic accidents
[en] Road crash
[en] Road safety
[en] Traffic accident registry form
[en] Traffic accidents
[en] Traffic accidents causes
Resumo Esta tese tem como finalidade propor um método de coleta, tratamento e análise de dados de acidentes de trânsito para aplicação no Brasil. Este método tem como um de seus objetivos reconhecer os fatores que contribuem para a ocorrência dos acidentes, visto que identificar as causas dos acidentes é fundamental na busca por soluções para o problema da acidentalidade. No Brasil as bases de dados de acidentes de trânsito são, em geral, estruturadas a partir dos registros policiais e carecem de informações adequadas para a análise da segurança viária. O método proposto neste trabalho permite registrar acidentes de modo a contemplar: as características do acidente, as circunstâncias do momento, a identificação e as características dos veículos e pessoas envolvidas. Além disso, o método permite relacionar essas informações com os fatores que contribuíram para a ocorrência dos acidentes. Nesse contexto, a criação de uma base de dados de acidentes e seus fatores contribuintes, vem suprir a carência de informações essenciais para o diagnóstico e encaminhamento de soluções adequadas para os problemas motivadores dos acidentes de trânsito. A proposta desta tese está baseada em uma abordagem que combina aspectos qualitativos e quantitativos, alinhada às melhores práticas internacionais na área de segurança viária. Como resultado do desenvolvimento do método, foram elaborados instrumentos de coleta de dados contendo um formulário, um manual e procedimentos para a coleta de dados. Como resultado da aplicação prática desses instrumentos, foi criada a estrutura de uma base de dados que permitiu a definição do método proposto para a análise das causas de acidentes de trânsito. Como meio de validar o método proposto, foi realizado um estudo aplicado e são apresentadas as análises de dados dos acidentes de trânsito observados.
Abstract This thesis has the purpose of presenting a method for collecting and processing data on traffic accidents to be applied in Brazil. This method aims to acknowledge the contributor factors for the occurrence of accidents, since identifying the causes of accidents is crucial on the search for effective solutions for the road safety problem. Traffic accidents database in Brazil are generally structured based on police reports, therefore lacking adequate information for the analyses of road safety. The method proposes a registry of the accidents comprising accident characteristics, scene circumstances, vehicle as well as involved people identification and characteristics. Moreover, it allows relating that information with the accident contributory factors. In this scenery, the creation of an accident database and its contributory factors emerge to supply the lack of essential information for the diagnosis and adequate solution for traffic accidents. This thesis’ proposal has an approach that combines both quantitative and qualitative aspects, seeking to level up to the best international practice on the road safety area. As a result of the development of the method, data collection instruments were elaborated: a form, a manual, and procedures for data collection. Besides, as a result of the practical application of these instruments, a database - which allowed the definition of the method proposed for analysis of the causes of traffic accidents - was created. As a mean of validation of the method, an applied study and the data analysis of the observed traffic accidents are presented.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/116727
Arquivos Descrição Formato
000965298.pdf (17.19Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.