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Proposta de um modelo de avaliação para uma empresa de bens de consumo pela métrica do Economic Value Added (EVA®)

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Proposta de um modelo de avaliação para uma empresa de bens de consumo pela métrica do Economic Value Added (EVA®)

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Título Proposta de um modelo de avaliação para uma empresa de bens de consumo pela métrica do Economic Value Added (EVA®)
Autor Kiess, Lucio Germano
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2014
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Avaliação de desempenho
Bens de consumo
Capital
Empresa
Lucro
[en] Economic Value Added - EVA®
Resumo O presente trabalho tem por objetivo estudar de avaliação de desempenho empresarial com ênfase na aplicação de um modelo de avaliação de desempenho pela métrica do Economic Value Added - EVA® para uma empresa de bens de consumo. O estudo está estruturado com uma revisão bibliográfica onde são estudados os conceitos e fundamentos do Economic Value Added - EVA® e sua aplicação como instrumento de medição de desempenho e de gestão. Na sequência, aplica o modelo em uma empresa de bens de consumo, localizada no Rio Grande do Sul, fundada nos anos ‘70. O estudo foi realizado com os dados contábeis e financeiros, não auditados, da empresa entre 2010 e 2014. O estudo demonstra que a medição pelo EVA® representa uma importante evolução nas ferramentas de gestão, evidenciando que o gerenciamento pelo lucro não é suficiente para medir a agregação de valor aos proprietários da organização.
Abstract The present work aims to study the assessment of business performance with emphasis on the application of a model for evaluating the performance metric Economic Value Added - EVA® for a company of consumer goods. The study is structured with a literature review where we study the fundamentals and concepts of Economic Value Added - EVA® and its application as a tool for performance measurement and management. In sequence, apply the model in a consumer goods company, located in Rio Grande do Sul, founded in the 70s. The case study was conducted with the accounting and financial data, unaudited, between 2010 and 2014. The study shows that measurement by EVA® represents an important evolution in management tools, showing that managing for profit is not enough to measure the added value to the owners of the organization.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/116732
Arquivos Descrição Formato
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