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dc.contributor.advisorSchmidt, Paulopt_BR
dc.contributor.authorKiess, Lucio Germanopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-20T02:01:30Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116732pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo estudar de avaliação de desempenho empresarial com ênfase na aplicação de um modelo de avaliação de desempenho pela métrica do Economic Value Added - EVA® para uma empresa de bens de consumo. O estudo está estruturado com uma revisão bibliográfica onde são estudados os conceitos e fundamentos do Economic Value Added - EVA® e sua aplicação como instrumento de medição de desempenho e de gestão. Na sequência, aplica o modelo em uma empresa de bens de consumo, localizada no Rio Grande do Sul, fundada nos anos ‘70. O estudo foi realizado com os dados contábeis e financeiros, não auditados, da empresa entre 2010 e 2014. O estudo demonstra que a medição pelo EVA® representa uma importante evolução nas ferramentas de gestão, evidenciando que o gerenciamento pelo lucro não é suficiente para medir a agregação de valor aos proprietários da organização.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to study the assessment of business performance with emphasis on the application of a model for evaluating the performance metric Economic Value Added - EVA® for a company of consumer goods. The study is structured with a literature review where we study the fundamentals and concepts of Economic Value Added - EVA® and its application as a tool for performance measurement and management. In sequence, apply the model in a consumer goods company, located in Rio Grande do Sul, founded in the 70s. The case study was conducted with the accounting and financial data, unaudited, between 2010 and 2014. The study shows that measurement by EVA® represents an important evolution in management tools, showing that managing for profit is not enough to measure the added value to the owners of the organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomic Value Added - EVA®en
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectBens de consumopt_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectLucropt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.titleProposta de um modelo de avaliação para uma empresa de bens de consumo pela métrica do Economic Value Added (EVA®)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955745pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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