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dc.contributor.advisorBressani, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorKepler, Marcos Albertopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-20T02:01:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116733pt_BR
dc.description.abstractA obra da BR-448 é uma das obras mais importantes dos últimos anos no Rio Grande do Sul e seus estudos geotécnicos vem sendo realizados desde o ano de 2006. A importância da obra e o seu traçado por algumas áreas até então inabitadas determinou o foco deste trabalho, que é o estudo da magnitude e tempo de recalques dos aterros do lote I da BR-448 baseados em resultados de ensaios. Trata-se de um projeto geotécnico inovador na construção de estradas do Estado, pois devido às características do solo de fundação, o depósito de solos moles da denominada Várzea do Rio dos Sinos, na região de Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas, foram adotadas diversas soluções de terraplenagem ao longo dos 9,14 km de extensão deste trecho da Rodovia. Assim, esse trabalho buscou também fazer uma exposição da investigação geotécnica empregada na elaboração do projeto com o intuito de compreender as principais ferramentas de campo e laboratório utilizadas na Engenharia Geotécnica em um caso prático. O comportamento do solo em questão é variável em termos de capacidade de carga e condições de drenagem, sendo a etapa de estimativa de parâmetros de comportamento do solo um ponto de fundamental importância para uma boa previsão da magnitude dos recalques e tempo de adensamento. Dessa maneira, torna-se relevante uma reavaliação dos parâmetros preliminares através de novos ensaios e novas estimativas. Assim, a partir dos ensaios de adensamento realizados na verificação do projeto, este trabalho apresenta novos cálculos para a magnitude e tempo de recalque, os quais foram elaborados pelo autor da pesquisa. Com esta nova previsão obteve-se uma avaliação dos critérios de projeto adotados para definição dos parâmetros, como também, uma comparação da magnitude e tempo dos recalques para os aterros construídos em etapas com utilização de geodrenos e sobrecarga. Salienta-se o fato de que tanto a magnitude como o tempo de recalques apresentaram valores subestimados no projeto básico em relação aos previstos nesta pesquisa, os quais foram feitos através da Teoria de Terzaghi.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titlePrevisão da magnitude e tempo de recalque dos aterros da BR-448 baseados em resultados de ensaiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964378pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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