Mostrar registro simples

dc.contributor.authorClebsch, Angelisa Benettipt_BR
dc.contributor.authorMors, Paulo Machadopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-22T02:00:12Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116904pt_BR
dc.description.abstractRelata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes. Os clipes foram exibidos em cinco momentos diferentes e, a partir de cada um desses momentos, foi trabalhado um bloco de conteúdos. A proposta foi aplicada em turmas da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego em Laguna, SC, uma cidade litorˆânea. Foi explorado o estudo das embarcações e, também, incluído o estudo da fluidodinˆamica, em geral n˜ão tratada no nível médio de ensino. Apesar de se tratar t˜ão-somente de uma experiˆência de ensino, e n˜ão de uma pesquisa, o trabalho foi inspirado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky, e nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de Novak. Observou-se que os alunos ficaram mais motivados e envolvidos nas aulas, passando a perceber a Física como ligada a situações da sua realidade, além de passarem a adotar, como espectadores, uma atitude mais crítica em relação aos filmes.pt_BR
dc.description.abstractIt is described the use of parts of movies produced by the motion pictures industry, as a motivation element for high school students, in studying a specific matter in Physics. The subject Fluids was treated with the use of pieces of four titles. The clips were exhibited in ve distinct moments, from which each of five blocks of a topic was studied. The proposal was experimented with classes of the school “Escola de Ensino Médio Almirante Lamego”, in Laguna, State of Santa Catarina, a seashore town. The study of ships and their construction was explored including, also, fluid dynamics, which normally is not a matter of high school curriculum in Brazil. In spite of being a simple teaching experiment, not a research project, the work was inspired on the Vygotsky theory of human historical-cultural development, and the theories of meaningful learning of Ausubel and Novak. It was observed that the students showed an increase in motivation and involvement with the class, with a higher perception of the link of Physics with their reality; also, as spectators, they have become more critic about films.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de fisica. Vol. 26, n. 4 (out./dez. 2004), p. 323-333pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFluidsen
dc.subjectComputeren
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMoviesen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.titleExplorando recursos simples de informática e audiovisuais : uma experiência no ensino de fluidospt_BR
dc.title.alternativeExploring simple computational and audiovisual resources in teaching fluids en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000453168pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples