Repositório Digital

A- A A+

Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica

.

Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
Outro título Possible tokens of operational invariants presented by students regarding concepts of thermodynamics
Autor Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
Resumo Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar difiuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.
Abstract This paper presents preliminary findings of a research study designed to investigate some difficulties presented by technical and high school students, regarding thermodynamical concepts, that might be indicators for future studies concerning the so-called Vergnaud's operational invariants. Those invariantes which are usually implicit in students' cognitive structure might function as obstacles to concept learning. The study was carried out with 99 students from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil. Students' answers to a questionnaire involving thermodynamical problem-situations were analysed and some possible indicators of operational invariants were found.
Contido em Revista brasileira de ensino de fisica. Vol. 28, n. 4 (out./dez.), p. 463-471
Assunto Ensino de fisica
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
[en] Conceptual fields
[en] Operational invariants
[en] Thermodynamical concepts
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/116981
Arquivos Descrição Formato
000582932.pdf (213.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.