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A construção de novas práticas de consumo : uma intervenção pedagógica junto a mulheres idosas na perspectiva da educação popular

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A construção de novas práticas de consumo : uma intervenção pedagógica junto a mulheres idosas na perspectiva da educação popular

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Título A construção de novas práticas de consumo : uma intervenção pedagógica junto a mulheres idosas na perspectiva da educação popular
Autor Buaes, Caroline Stumpf
Comerlato, Denise Maria
Doll, Johannes
Resumo Este artigo aborda o processo coletivo de construção de conhecimento a partir de uma pesquisa participante, realizada com mulheres idosas em um contexto popular, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cujo objetivo foi problematizar as relações de consumo e o uso do dinheiro. Com base nas ideias pedagógicas de Paulo Freire, que sustentam os princípios da educação popular, são analisadas interações dialógicas produzidas com as mulheres ao longo de 13 encontros e um reencontro do grupo. Os resultados sinalizam a potência das intervenções, com base em metodologias participativas para a construção de novos percursos de reflexão e tomada de decisão financeira. A prática educativa configurou-se como dispositivo de ampliação da autonomia das participantes, na medida em que oportunizou a leitura crítica dos mecanismos que as impulsionam a consumir e das suas práticas de consumo.
Abstract The present article approaches the collective knowledge-building process unfolded during a participative research with elderly women from a popular region of the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The research aimed at problematizing consumer relations and the use of money. Based on the pedagogical ideas of Paulo Freire, which sustain the principles of popular education, we analyzed the dialogical interactions produced with the women in the course of 13 meetings and one group reunion. The results indicate the potential of interventions based on participative methodologies for the construction of new paths for financial reflection and decision-making. The educational practice became a device to increase the autonomy of participants as it enabled a critical interpretation of the mechanisms that give them impulse to consumption and their practices of consumption.
Contido em Revista EJA em debate. Florianópolis. Vol. 3, n. 4 (jul. 2014), p. 111-127.
Assunto Consumo
Educação financeira
Educação popular
Idoso
Mulher
[en] Consumption Education
[en] Elderly
[en] Financial Education
[en] Popular Education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/117040
Arquivos Descrição Formato
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