Repositório Digital

A- A A+

A física nas séries iniciais (2ª a 5ª) do ensino fundamental : desenvolvimento e aplicação de um programa visando a qualificação de professores

.

A física nas séries iniciais (2ª a 5ª) do ensino fundamental : desenvolvimento e aplicação de um programa visando a qualificação de professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A física nas séries iniciais (2ª a 5ª) do ensino fundamental : desenvolvimento e aplicação de um programa visando a qualificação de professores
Outro título The physics in the first four grades of elementary school : developing and applying a program for teachers qualification
Autor Damasio, Felipe
Steffani, Maria Helena
Resumo Neste trabalho descrevemos uma proposta para melhorar o ensino de física nas séries do ensino fundamental. Com este objetivo foi desenvolvido um programa que visa qualificar professores. O programa é estruturado em módulos, que contemplam diversos instrumentos e estratégias pedagógicas. Cada módulo começa com aulas de laboratório, seguido de uma interação em sala de aula com textos que abordam história da ciência, física do cotidiano e discussão de conceitos físicos. Por fim, cada módulo utiliza recursos multimídia, disponíveis na internet. O programa foi aplicado em curso de extensão da UFRGS para doze professoras do Colégio São Bento, em Criciúma, SC, e em minicurso no II Encontro Estadual de Ensino de Física no Instituto de Física da UFRGS. As professoras do Colégio Sãao Bento aplicaram os conteúdos de física aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental através de oficinas intituladas "Física para Crianças" e fizeram adaptações, quando necessárias, para adequar os conteúdos e estratégias aos interesses e características dos estudantes.
Abstract In this paper we describe a proposal to improve the teaching of physics in the first four grades of elementary school. With this aim was developed a teachers qualification program. The program is structured in parts which include several instruments and pedagogic strategies. Each part starts with laboratory classes followed by class interaction with texts specially produced to the project. These texts contains science history, everyday physics and introduction to physical concepts. Then multimedia recourses available in the internet are used. The program was applied in an extension course at Federal University of Rio Grande so Sul (UFRGS) to twelve teachers of Colégio São Bento, at Criciuma, SC. It was also used in a course in the II Encontro Estadual de Ensino de Física at Instituto de Física/UFRGS. The teachers of Colégio São Bento applied the physics content to children workshops entitled "Physics to Children" and made adaptations, when necessary, to adequate the content and strategies to the pupils interests and characteristics.
Contido em Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 30, n. 4 (dez. 2008), 4503, 9 p.
Assunto Ensino de fisica
Ensino fundamental
Formação de professores
Material didático
Métodos computacionais
[en] Didatic material
[en] Elementary school
[en] Physics teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/117248
Arquivos Descrição Formato
000684604.pdf (229.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.