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dc.contributor.advisorHutz, Claudio Simonpt_BR
dc.contributor.authorLucas, Lívia Lopespt_BR
dc.date.accessioned2015-05-28T01:59:04Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117257pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar as relações entre as variáveis criatividade, esperança e otimismo e o desempenho profissional. Foram participantes 194 funcionários de seis empresas privadas, que trabalhavam em funções de atendimento ao público, além de seus respectivos supervisores. Utilizaram-se dois questionários, um destinado aos funcionários e outro aos supervisores. No instrumento para os funcionários havia questões sociodemográficas (sexo, idade, escolaridade, tempo na empresa, salário), uma escala para aferir esperança, uma escala para otimismo, uma escala de cinco fatores para criatividade no trabalho, e uma escala para avaliação de sete dimensões do desempenho. No questionário para os supervisores havia a escala para avaliação do desempenho, em que eles deveriam avaliar os seus subordinados. A dimensão da criatividade denominada Pensamento Flexível – principalmente na sua faceta “Soluções e Efeitos” – apresentou relações positivas com o desempenho profissional, tanto na visão dos supervisores quanto na visão dos funcionários. A esperança também se relacionou de modo positivo, porém apenas para o desempenho autoavaliado. A capacidade de ponderar as soluções, suas consequências e opções de implementação, além da habilidade em estabelecer metas e rotas para atingi-las, mostraram-se características preponderantes no desempenho. Os resultados reforçam a importância do estímulo ao potencial criativo dos funcionários para a conquista de resultados esperados.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the relationships among the variables creativity, hope and optimism and work performance. Were participants 194 employees of six private companies, who worked in the costumer service functions, as well as their respective supervisors. Were used two questionnaires, one for employees and other supervisors. In the instrument for employees there were socio-demographic issues (gender, age, schooling, time in business, salary); a scale for measuring the hope, a scale for optimism, a scale of five factors for creativity at work, and a scale for evaluation of seven dimensions of performance. In the questionnaire for supervisors had to scale to evaluate the performance, they should assess their subordinates. The dimension of creativity called Flexible Thinking – mainly in his facet "solutions and effects" – presented positive relations with the professional performance, both in view of supervisors and employees ' vision. Hope also was related positively, but only for the self-evaluation performance. The ability to consider the consequences, solutions and implementation options, plus the ability to set goals and to achieve them, proved compelling characteristics on performance. The results reinforce the importance of stimulating the creative potential of employees for the achievement of expected results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subjectHopeen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEsperançapt_BR
dc.subjectOptimismen
dc.subjectOtimismopt_BR
dc.subjectWork performanceen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.titleRelações entre características psicológicas positivas e o desempenho profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000866480pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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