Repositório Digital

A- A A+

Oficinas educativas sobre HIV/Aids : uma proposta de intervenção para idosos

.

Oficinas educativas sobre HIV/Aids : uma proposta de intervenção para idosos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Oficinas educativas sobre HIV/Aids : uma proposta de intervenção para idosos
Outro título Educative workshops on HIV/Aids : proposing interventions for elderly
Autor Lazzarotto, Alexandre Ramos
Santos, Vinícius Souza dos
Reichert, Marina Thiara
Quevedo, Daniela Müller de
Fossatti, Paulo
Santos, Geraldine Alves dos
Calvetti, Prisla Ükcer
Sprinz, Eduardo
Resumo O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma oficina educativa sobre HIV/ aids em um grupo de idosos. A população incluiu 471 indivíduos entre 60 e 91 anos composta principalmente por mulheres (83,1%). Procedeu-se a aplicação e reaplicação de um questionário organizado em cinco domínios, antes e após as oficinas. O teste de McNemar foi utilizado para comparar as respostas pré e pós-oficina (p<0,05) no programa estatístico STATA 12. Dentre os domínios, a maior variação (202,72%) ocorreu no domínio “conceito” sobre a fase assintomática da infecção. No domínio “transmissão”, a variação foi de 168,53% para a transmissão do HIV por picada de mosquito. No domínio “prevenção”, na questão sobre existência do preservativo feminino, a variação foi de 44%. O domínio “vulnerabilidade” indicou 34,93% na questão da aids relacionada a grupos específicos. No domínio “tratamento”, a abordagem da cura para a aids obteve 50,85% de variação. A realização das oficinas demonstrou ser uma intervenção eficaz nos domínios “conceito”, “transmissão”, “prevenção”, “vulnerabilidade” e “tratamento” nos idosos participantes da pesquisa.
Abstract This study aimed to evaluate the effectiveness of educational workshops instructing about HIV/Aids in a group of elderly. The population included 471 individuals between 60 and 91 years old, mostly women (83.1%). A questionnaire comprising five domains was answered by participants before and after taking the educational workshops. McNemar test was used to assess differences between pre-and post-workshop, through thr software STATA 12 (p<0.05). The greatest variation (202.72%) was observed in the “concept” domain related to the asymptomatic infection phase. Regarding “HIV transmission”, the variation was 168.53%. The domain “prevention” had variation of 44% concerning the existence of female condom. The “vulnerability” domain inquired about Aids association in specific groups, and a difference of 34.93% was observed. In the “treatment” domain, when inquiring about Aids cure, 50.85% variation was observed. The educational workshops were effective for the domains “concept”, “transmission”, “prevention”, “vulnerability” and “treatment” in a group of elderly.
Contido em Revista brasileira de geriatria e gerontologia = Brazilian journal of geriatrics and gerontology. Vol. 16, n. 4 (2013), p. 833-843
Assunto HIV
Idoso
Síndrome de imunodeficiência adquirida
[en] Acquired Immunodeficiency Syndrome
[en] Consensus development conferences as topic
[en] Elderly
[en] Workshops
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/117261
Arquivos Descrição Formato
000950391.pdf (162.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.