Repositório Digital

A- A A+

Ações do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar ao indivíduo com comportamento suicida : uma revisão integrativa

.

Ações do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar ao indivíduo com comportamento suicida : uma revisão integrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ações do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar ao indivíduo com comportamento suicida : uma revisão integrativa
Autor Silva, Sabrina Lacerda da
Orientador Kohlrausch, Eglê Rejane
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Enfermagem psiquiátrica
Equipe de enfermagem
Ideação suicida
Serviços médicos de emergência
Suicídio
Resumo O objetivo desta monografia é identificar as ações realizadas pelos profissionais de enfermagem durante o atendimento pré-hospitalar ao indivíduo com comportamento suicida. O suicídio é o ato voluntário em que um indivíduo tem a intenção de se matar e provoca a própria morte, sendo uma situação complexa de origem multicausal. O comportamento suicida abrange gradações do desejo de morrer, que transitam desde a ideação, planejamento, tentativa até culminar com o suicídio em si. A ideia de se matar tem manifestações na conduta do indivíduo. Raramente uma pessoa pensa em suicídio e não dá algum sinal desse desejo, e, uma intervenção adequada de cuidado poderá prevenir a morte. O comportamento suicida é uma emergência psiquiátrica, já que a vida está em risco, e cabe costumeiramente à equipe de enfermagem realizar o primeiro atendimento nos serviços de saúde. Dentre os locais que atendem emergências psiquiátricas encontram-se os equipamentos da atenção básica de saúde e o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU), que integram a rede de atendimento pré-hospitalar. Entende-se atendimento pré-hospitalar toda ação realizada fora do hospital. Este estudo é uma pesquisa na modalidade de revisão integrativa, que se orientou pelo Método de Cooper para ordenar seus passos. A coleta de dados foi realizada no portal Biblioteca Virtual de Saúde e as bases de dados utilizadas foram LILACS, BDENF, MEDLINE, SCIELO e BIREME, sendo incluídas as publicações que ocorreram no período compreendido entre 1990 e 2013. Obteve-se 4765 artigos, dos quais 190 atenderam aos critérios de inclusão, 21 se adequaram ao objeto deste estudo, desses, 18 eram repetidos, sendo três aproveitados para a realização deste trabalho. Encontrou-se como resultados 32 ações realizadas pelos profissionais de enfermagem durante o atendimento pré-hospitalar ao indivíduo com comportamento suicida. Os autores convergiram sobre a idéia de que o indivíduo que apresenta comportamento suicida precisa receber atendimento integral e ressaltaram que ações de prevenção, escuta, orientações e visitas domiciliares são intervenções necessárias para este atendimento. Diante desse cenário é importante que a equipe de enfermagem, gestores e sociedade envolvidos com o atendimento pré-hospitalar voltem seu olhar para os indivíduos com comportamento suicida, qualificando suas ações de cuidado, a fim de aprimorar o atendimento e entendimento sobre o desejo de morte.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117280
Arquivos Descrição Formato
000967317.pdf (596.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.