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Práticas de gestão de pessoas em micro e pequenas empresas : um estudo no setor de gastronomia em Porto Alegre

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Práticas de gestão de pessoas em micro e pequenas empresas : um estudo no setor de gastronomia em Porto Alegre

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Título Práticas de gestão de pessoas em micro e pequenas empresas : um estudo no setor de gastronomia em Porto Alegre
Autor Silva, Everton Lessa da
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Gestão de pessoas
Micro e pequenas empresas
[en] Food industry
[en] Human capital
[en] Human resources
[en] Micro and small enterprises
[en] People management
Resumo Com a evolução do mercado competitivo, a necessidade de inovação é cada vez maior. Exige-se das empresas serviços e produtos com mais qualidade e diferenciação, para que isso se torne realidade é preciso desenvolver a base que sustenta a pirâmide organizacional, investindo em capital humano. Atualmente, muitas das empresas já possuem um olhar mais detalhista para seu capital humano, possuindo a consciência de que seus talentos internos são a principal fonte para o atingimento dos seus objetivos. Dado que a literatura existente até o momento aborda, em grande parte, grandes organizações, o presente estudo objetivou pesquisar sete organizações com o perfil de micro e pequenas empresas do ramo gastronômico, utilizando-se a realização de entrevistas em profundidade com uso de roteiro semiestruturado, de modo a identificar e analisar as práticas de gestão de pessoas utilizadas pelas mesmas, bem como quais as principais dificuldades e facilidades na gestão dos proprietários. As entrevistas ressaltaram, ainda, a percepção do funcionário acerca das práticas de gestão de recursos humanos encontradas na empresa. A partir da análise das entrevistas, constatou-se que as empresas pesquisadas não dispõem de processos formais de gestão de pessoas, tomando a maioria de suas decisões acerca de Gestão de Pessoas de maneira subjetiva. Evidenciou-se, ainda, que a política de remuneração é a maior dificuldade encontrada pelos proprietários. Em contrapartida, a maior facilidade encontrada nas empresas é a proximidade do gestor com o empregado. Por parte dos empregados, foi ressaltada a insatisfação com os parâmetros de remuneração e com o treinamento oferecido. Como fator positivo destacado pelos colaboradores, destaca-se a satisfação com a proximidade do proprietário, que está presente diariamente na empresa. Por fim, foram elaboradas sugestões de melhorias nas práticas de gestão de pessoas para as empresas participantes do estudo, de modo que torne as empresas mais promissoras e com resultados positivos, tanto na gestão de seu ativo humano, quanto na de seu ativo patrimonial.
Abstract With the evolution of the competitive market, the need for innovation is increasing. It is required of the companies services and products with higher quality and differentiation, so that it becomes a reality it is necessary to develop the foundation that supports the organizational pyramid, investing in human capital. Currently, many companies now have a more detailed look at its human capital, possessing the knowledge that their internal talent are the main source for the achievement of their goals. Given that the existing literature to date focuses largely, large organizations, this study aimed to research the seven organizations with the profile of micro and small enterprises in the gastronomic field, using a survey of conducting in-depth interviews with the use of semi-structured in order to identify and analyze management practices used by the same people, and what are the main difficulties and facilities management for owners. The interviews also highlighted the perception of the employee on the practices of human resource management found in the company. From the analysis of the interviews, it was found that the surveyed companies do not have formal processes for managing people, making most of their decisions subjectively. It was evident also that the remuneration policy is the biggest difficulty encountered by owners. In contrast, most companies are easily found in the proximity of the manager with the employee. By staff, was highlighted dissatisfaction with the parameters of remuneration and training offered. As a positive factor highlighted by employees stands out satisfaction with the proximity of the owner, which is present in the daily business. Finally, were prepared suggestions for improvements in management practices of people for companies participating in the study, so that makes it the most promising firms and positive results, both in the management of its human assets, as in its active equity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117292
Arquivos Descrição Formato
000966230.pdf (638.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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