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A organização do transporte coletivo urbano rodoviário de Porto Alegre : em benefício de quem?

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A organização do transporte coletivo urbano rodoviário de Porto Alegre : em benefício de quem?

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Título A organização do transporte coletivo urbano rodoviário de Porto Alegre : em benefício de quem?
Autor Pinto, Fernanda de Almeida
Orientador Misoczky, Maria Ceci Araujo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Atores sociais
Interesse
Transporte público urbano : Ônibus
[en] Interests
[en] Manifestations
[en] Protests
[en] Public transport
[en] Social actors
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar quais interesses em disputa prevalecem na organização do transporte público urbano rodoviário em Porto Alegre. Para tanto, o aporte teórico da presente pesquisa, com base na obra de Carlos Matus, abordou os conceitos de situação, atores sociais, motivação, recursos de poder e relações entre atores com a finalidade de compreender o processo de produção social resultante do caso analisado. Os principais dados coletados para os fins desta pesquisa foram acessados nos acervos de alguns jornais locais, selecionados a partir de critérios estabelecidos pela pesquisadora. As matérias e publicações foram organizadas de forma cronológica para melhor apresentar os principais acontecimentos com relação ao tema e compreende o período de janeiro de 2012 a setembro de 2014. Os dados foram analisados com base no referencial adotado e, assim, atingiram-se os objetivos específicos começando pela identificação dos atores, suas motivações a cada grande acontecimento com relação ao transporte público, seus recursos de poder e posicionamento no jogo social.
Abstract The goal of this study is to analyze which interests prevail in the organization of the road urban public transport in Porto Alegre. Therefore, the theoretical foundation of this research, based on the work of Carlos Matus, discussed the concepts of instance, social actors, motivation, power resources and connexions between actors in order to understand the resulting social production process of the instance analyzed. The main data collected for the purposes of this research were obtained in the collections of some local newspapers, selected based on criteria established by the researcher. The news and publications were organized chronologically to better describe the main events on the issue and covers the period from January 2012 to September 2014.The data were analyzed based on the adopted reference and thus, the specific objectives were reached, beginning with the identification of the actors, their motivations at every major event regarding the public transport, their resources of power and positioning in the social game.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117293
Arquivos Descrição Formato
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