Repositório Digital

A- A A+

Plano de marketing para o negócio de fabricação de bolos integrais Bolo do Bem

.

Plano de marketing para o negócio de fabricação de bolos integrais Bolo do Bem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Plano de marketing para o negócio de fabricação de bolos integrais Bolo do Bem
Autor Hetzel, Emília Dornelles
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Gestão de negócios
Plano de marketing
[en] Healthy food
[en] Homemade cakes
[en] Marketing plan
Resumo O trabalho a seguir apresentado partiu da necessidade de maior conhecimento e melhor compreensão e contato com o público com o qual a Bolo do Bem deve se relacionar. Buscouse, desta forma, a elaboração de um Plano de Marketing para o negócio, conciliando conhecimentos administrativos com movimentos empreendedores e do setor de bolos integrais, com a finalidade de apresentar leituras do mercado e formas de inserção de novas ideias voltadas à produção e venda de alimentos saudáveis por microempreendedores. Destaca a necessidade máxima de divulgação da marca por meio de suas características diferenciadoras, a oferta de produtos adequados à realidade diária do público alvo trabalhado, o quão interessante é o incentivo à recomendação em se tratando de uma categoria radicalmente nova e a importância da oferta de serviços cuja qualidade condiga com os produtos trabalhados. Assim, foram compreendidos pela autora as tarefas e desafios diários a serem enfrentados para sua continuidade, conhecendo a importância da procura pelo público correto, da forma adequada e oferecendo os produtos e serviços por ele procurados. A metodologia utilizada mesclou pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram pesquisados autores referência da área de marketing, além de conhecedores da área e compradores de produtos da marca. Após reunião e análise dos dados obtidos, conclui-se que a posse de conhecimentos suficientes, expressos através de um Plano de Marketing, auxiliará a Bolo do Bem na continuidade de suas atividades, guiando-a no novo mercado de produtos saudáveis, em plena expansão.
Abstract This research was motivated by the necessity of a better understanding, comprehension, and contact with the public with which Bolo do Bem must relate to. We sought, thus, the elaboration of a Marketing Plan for the business, reconciling administrative knowledge and the entrepreneurs’ movement with the section of whole-wheat cakes, with the purpose of presenting market interpretations and ways of inserting new ideas focused on the production and sale of healthy food by the micro-entrepreneurs. It highlights the need of maxim disclosure of the brand through its differentiator characteristics, the offer of adequate products to the daily reality of the aimed public, the importance of, not only incentivizing recommendations whenever dealing with a radically new category, but also of the biding of services whose quality matches the products. Thereby, the daily tasks and challenges to be faced for its abidance were taken into account by the author, recognizing the importance of the search for the right public in an adequate way, and offering the products and the services sought after by this public. The methodology used merged the quantitative and qualitative researches. Marketing authors and the brand purchasers were studied too. After gathering and analyzing the obtained data, it was concluded that the possession of sufficient knowledge, based on a Marketing Plan, will assist Bolo do Bem in the continuity of its activities, guiding it in the new market of healthy products, which is in full expansion.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117303
Arquivos Descrição Formato
000966161.pdf (7.339Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.