Repositório Digital

A- A A+

Ensinando física através do radioamadorismo

.

Ensinando física através do radioamadorismo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensinando física através do radioamadorismo
Outro título Teaching physics through amateur radio
Autor Bruscato, Gentil César
Mors, Paulo Machado
Resumo Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante.
Abstract In our schools, the teaching-learning relationship, in most cases, is limited to the attempt of achieving the students approval at the end of the year, with no concern about meaningful and contextual learning and the social interaction that promotes discussion of the content. We present a proposal to Physics education by using ham radio as a motivational theme. We adopt the theories of meaningful learning, by David Ausubel, and social interaction, by Lev Vygotsky. The project, the assembling of a ham radio station for educational purposes, particularly in Physics, was applied in the second term of 2010, with voluntary participation of high school students from Colégio Militar de Porto Alegre, in the form of extracurricular education at the opposite turn of their regular classes. It is presented a report of the experience and its outcomes, as well as a guide for the teacher interested in replicating a similar educational experience.
Contido em Revista brasileira de ensino de física. Vol. 36, n. 1 (mar. 2014), 1506, 8 p.
Assunto Ensino de fisica
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Radioamadorismo
Teorias de aprendizagem
[en] Amateur radio
[en] Ausubel
[en] High school
[en] Physics
[en] Teaching-learning
[en] Vygotsky
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/117318
Arquivos Descrição Formato
000914023.pdf (108.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.