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Economia criativa e jogos eletrônicos

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Economia criativa e jogos eletrônicos

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Título Economia criativa e jogos eletrônicos
Outro título Um estudo entre a economia criativa e a formação dos profissionais que desenvolvem jogos eletrônicos
Autor Rivera, Luis Manuel Sanchez
Orientador Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Jogos eletrônicos
Profissionais
Resumo O mercado profissional brasileiro de criação jogos eletrônicos está em expansão, mas os estudos a respeito dos seus profissionais não está acompanhando com a mesma velocidade e entusiasmo. Tais jogos já conquistaram seu lugar em terras estrangeiras devido à globalização, porém, no Brasil, isto ainda é visto como motivo de brincadeira, e raramente é levado a sério. Este trabalho visa esclarecer aspectos a respeito da criação de jogos eletrônicos, identificar o perfil dos profissionais que atuam nessa área e descrever o processo através de um estudo de caso e entrevistas com uma empresa que já possui forte presença no mercado brasileiro de jogos e está conquistando mais usuários em nível mundial. O resultado da análise indica um perfil de jovens profissionais que, em geral, começaram em outras áreas que não dizem respeito a jogos, além de quererem continuar na carreira de criadores de jogos, e, se possível, com a mesma empresa; também foi possível conhecer o processo de desenvolvimento de jogos, onde começa, por onde passa e onde termina, assim concluindo um estudo pontual e focado no desenvolvimento e nos desenvolvedores de jogos eletrônicos.
Abstract The brazilian professional labor market of video games creation is expanding, but studies concerning their professionals are not keeping up with the same speed and enthusiasm. Such games have earned their place in foreign lands because of globalization, however, in Brazil, it is still seen as a reason of making fun and jokes, and is rarely taken seriously. This work is to clarify aspects regarding the creation of video games, to identify the profile of the professionals working in this area and describe the process through a case study and interviews with a company that already has a strong presence in the brazilian game market and is winning more users worldwide. The analysis concludes a profile of young professionals who mostly started in other areas that are not about games and want to continue in this video game creator career , and, if possible , with the same company; it was also possible to fully understand the game development process, where it begins, where does it pass through and where it ends , thus completing a punctual and focused study on development and developers of electronic games.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117350
Arquivos Descrição Formato
000966919.pdf (4.226Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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