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O endomarketing como ferramenta estratégica : um estudo de caso do Banco Alfa

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O endomarketing como ferramenta estratégica : um estudo de caso do Banco Alfa

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Título O endomarketing como ferramenta estratégica : um estudo de caso do Banco Alfa
Autor Trindade, Maíra Fagundes
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Endomarketing
Gestão de pessoas
Resumo O rápido processo de globalização e o crescimento tecnológico os setores de serviço e produto estão cada dia mais igualados, fazendo que a concorrência torna-se cada vez mais acirrada. Demandando das organizações soluções mais ágeis e inovadoras, na qualidade do seu atendimento, principalmente, em empresas de serviço. A comunicação é fator primordial para a evolução das empresas, independente da finalidade de cada uma, uma comunicação eficaz, pode ser fator de diferenciação frente às concorrentes. O presente trabalho tem como objetivo, o estudo e análise das ações de endomarketing de uma Instituição Financeira Gaúcha. Primeiramente, realizando uma revisão da literatura, onde serão abordados conceitos do tema e outras áreas de conhecimento que estão envolvidas para a aplicação da ferramenta e gerenciamento da mesma. Após a identificação as ações e programas existentes, atualmente, na empresa foi realizada a pesquisa qualitativa, por meio de entrevista com a Gerente de Recursos Humanos (RH) da instituição, a fim de analisar-se a percepção da empresa sobre o endormarketing. Por meio de questionário aplicado a uma amostra da organização, foi realizada a pesquisa quantitativa, com o intuito de analisar-se a percepção dos funcionários dos programas de endormarketing existentes na empresa. Por fim, foram apresentadas às conclusões e propostas de melhorias para as falhas encontradas nas análises. Na pesquisa qualitativa a principal falha encontrada foi à falta de uma pesquisa de clima mais frequente na organização e na pesquisa quantitativa, foram encontradas falhas referentes a informações sobre alguns benefícios e um maior acesso a alta direção da empresa. Mesmo com falhas pode-se concluir que a empresa consegue utilizar as ferramentas do endomarketing alinhadas com sua estratégia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117352
Arquivos Descrição Formato
000966932.pdf (3.567Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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