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dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorPieretti, Mariana Manciopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-30T01:59:35Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117358pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade identificar e analisar a percepção dos funcionários não-gerentes de três agências situadas no município de Porto Alegre a respeito da falta de avaliação de desempenho formal e o seu impacto em suas carreiras organizacionais. Como método, foi utilizada a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso. A coleta dos dados foi feita através de entrevistas com 11 sujeitos, sendo eles 10 funcionários não-gerentes e um gerente geral, de uma das três agências analisadas, do Banco AlfaBeta S/A. A partir da análise dos dados foi possível obter resultados que evidenciaram como acontece a avaliação de desempenho informal dos funcionários não-gerentes e quais as suas necessidades de avaliação de desempenho formal, bem como de que maneira isso impactou o desenvolvimento de suas trajetórias de carreira organizacional. Além disso, foi possível destacar a importância da influência do gerente na carreira de seus funcionários. O banco possui apenas uma ferramenta de avaliação de desempenho formal que pode ser aplicada aos funcionários não-gerentes, porém sua aplicação é facultativa e alguns gerentes acabam não a utilizando. A avaliação de desempenho informal acontece apenas para os funcionários atuantes em funções comerciais e o feedback é a maneira mais utilizada para comunicá-lo, embora não seja feito da maneira mais adequada. As trajetórias da carreira organizacional dos funcionários aconteceram, de maneira geral, sem um planejamento que conciliasse as expectativas dos funcionários e as necessidades dos gerentes, afetando, portanto, a movimentação de cargos a qual foram submetidos. Na ausência de critérios definidos pela empresa, os critérios pessoais dos gerentes tornam-se definitivos para escolha de pessoal para ocupar os cargos dentro das agências. Esses critérios muitas vezes não são divulgados, o que deixa o funcionário sem rumo na empresa. Por fim, pode-se verificar que as carreiras dos funcionários não-gerentes foram impactadas pela falta de desempenho formal, tornando-os vulneráveis as escolhas dos seus gerentes, fazendo com que não desejem continuar desenvolvendo uma carreira no setor bancário no longo prazo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.titleOs impactos na carreira dos funcionários pela falta de avaliação de desempenho : um estudo de caso em uma empresa do setor bancário brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966943pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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