Repositório Digital

A- A A+

Tomada de decisão no e-commerce no contexto do Big Data : estudo de caso único

.

Tomada de decisão no e-commerce no contexto do Big Data : estudo de caso único

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tomada de decisão no e-commerce no contexto do Big Data : estudo de caso único
Autor Cavassola, João Pedro Pereira
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Armazenamento e recuperação da informação
Comércio eletrônico
Processo decisório
[en] Big data
[en] Decision making process
[en] E-commerce
[en] Value
[en] Variety
[en] Velocity
[en] Veracity
[en] Volume
Resumo Segundo o IDC (et. al IBM, 2014), o volume de informações no mundo em 2015 será de 8 zetabytes – 5 vezes maior do que em 2012. Por outro lado, o mercado global de gerenciamento de informação movimenta U$70 bilhões no ano, e a tendência é que tenha um crescimento de quase 40% no próximo ano (GARTNER, et. al IBM, 2014). A fim de reduzir as incertezas e tomar as melhores decisões para o negócio nesse cenário, os gestores terão de extrair o máximo valor dos dados disponíveis. Por isso, esse trabalho se propôs a analisar como se dá a tomada de decisão em uma empresa varejista de e-commerce, assim como analisar qual dimensão do Big Data (volume, velocidade, variedade, veracidade e valor) mais influencia esse processo. A pesquisa foi realizada com dez gestores com experiência na área e os resultados foram cruzados com os dados secundários levantados sobre o tema para se chegar a um resultado final. A contribuição do trabalho está em um entendimento melhor da realidade vivida por empresas de e-commerce no cenário do Big Data. Em suma, percebeu-se que a perspectiva valor é a mais importante para a tomada de decisão, ao passo que volume é a dimensão que menos influencia nesse processo para o líder.
Abstract According to IDC (et. al IBM, 2014), the volume of information in the world in 2015 will be 8 zetabytes - 5 times higher than in 2012. On the other hand, the global information management market moves $ 70 billion a year, and the tendency is to grow nearly 40% next year (Gartner, et. al IBM, 2014). In order to reduce uncertainties and make the best decisions for the business in this scenario, managers will have to extract the maximum of available data. Therefore, this research aimed to analyze how is the decision making process in a retailer's e-commerce, as well as analyze which Big Data’ factor (volume, velocity, variety, value and veracity) most influences this process. The survey was conducted with ten managers with experience in the area and the results were cross-referenced with secondary data collected to accomplish final results. The contribution of this work is a better understanding of the reality experienced by e-commerce companies in the Big Data scenario. In short, it was realized that the value perspective is the most important for the decision-making process, while volume is the perspective that less influence in this whole process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117362
Arquivos Descrição Formato
000966749.pdf (970.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.