Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorCavassola, João Pedro Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-30T01:59:38Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117362pt_BR
dc.description.abstractSegundo o IDC (et. al IBM, 2014), o volume de informações no mundo em 2015 será de 8 zetabytes – 5 vezes maior do que em 2012. Por outro lado, o mercado global de gerenciamento de informação movimenta U$70 bilhões no ano, e a tendência é que tenha um crescimento de quase 40% no próximo ano (GARTNER, et. al IBM, 2014). A fim de reduzir as incertezas e tomar as melhores decisões para o negócio nesse cenário, os gestores terão de extrair o máximo valor dos dados disponíveis. Por isso, esse trabalho se propôs a analisar como se dá a tomada de decisão em uma empresa varejista de e-commerce, assim como analisar qual dimensão do Big Data (volume, velocidade, variedade, veracidade e valor) mais influencia esse processo. A pesquisa foi realizada com dez gestores com experiência na área e os resultados foram cruzados com os dados secundários levantados sobre o tema para se chegar a um resultado final. A contribuição do trabalho está em um entendimento melhor da realidade vivida por empresas de e-commerce no cenário do Big Data. Em suma, percebeu-se que a perspectiva valor é a mais importante para a tomada de decisão, ao passo que volume é a dimensão que menos influencia nesse processo para o líder.pt
dc.description.abstractAccording to IDC (et. al IBM, 2014), the volume of information in the world in 2015 will be 8 zetabytes - 5 times higher than in 2012. On the other hand, the global information management market moves $ 70 billion a year, and the tendency is to grow nearly 40% next year (Gartner, et. al IBM, 2014). In order to reduce uncertainties and make the best decisions for the business in this scenario, managers will have to extract the maximum of available data. Therefore, this research aimed to analyze how is the decision making process in a retailer's e-commerce, as well as analyze which Big Data’ factor (volume, velocity, variety, value and veracity) most influences this process. The survey was conducted with ten managers with experience in the area and the results were cross-referenced with secondary data collected to accomplish final results. The contribution of this work is a better understanding of the reality experienced by e-commerce companies in the Big Data scenario. In short, it was realized that the value perspective is the most important for the decision-making process, while volume is the perspective that less influence in this whole process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectBig dataen
dc.subjectDecision making processen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectE-commerceen
dc.subjectArmazenamento e recuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectVelocityen
dc.subjectVarietyen
dc.subjectVolumeen
dc.subjectValueen
dc.subjectVeracityen
dc.titleTomada de decisão no e-commerce no contexto do Big Data : estudo de caso únicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples