Repositório Digital

A- A A+

Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas

.

Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do setor de expedição de um fabricante de elevadores sob a lógica das sete perdas
Autor Martins, Jonathan Pruinelli
Orientador Santos, Gilberto Tavares dos
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Mercado competitivo
Percepção do cliente
Qualidade em serviços
[en] Lean
[en] Lean logistics
[en] Overproduction
[en] Profit
[en] Reducing costs
[en] Seven wastes
[en] Waste
Resumo A Logística Lean demonstra grande impacto na percepção de qualidade pelo cliente e tornou-se primordial para manutenção no mercado competitivo, reduzindo seus custos, e por consequência, aumentando seus lucros. Neste trabalho, será verificada a adequação do setor de expedição de uma empresa de elevadores à Logística Lean por meio da lógica das sete (7) perdas, a fim de buscar atender ao cliente no prazo e maximizar o uso dos recursos disponíveis de forma enxuta. O estudo de caso foi realizado tanto com dados qualitativos quanto quantitativos, utilizando-se de ferramentas estatísticas para análise no fluxo de processos e operações do setor. Foram identificadas diversas perdas: superprodução, super utilização de mão-de-obra e maquinário, perdas por movimentos desnecessários, entre outros. Depois de identificadas, sugestões de melhorias foram realizadas com vistas à adequação a Logística Lean.
Abstract Lean Logistics demonstrates its big impact on the perception of quality by the client. Lean culture adopted by the companies becomes primordial for maintenance in a competitive market, reducing its costs, thus, increasing its profits. In this paper, the adequacy of the Expedition Department logistics to the Lean philosophy by seven (7) wastes logics will be verified in order to comply with the customer on schedule and maximize the use of available resources in a lean way. The case study was carried out with both qualitative and quantitative data, using statistical tools for analysis in the flow of processes and operations. Several losses were identified: overproduction, over-use of hand labor and machinery, unnecessary movements, among others. After identified, suggestions for improvements were made to adapt the sector to Lean Logistics.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117363
Arquivos Descrição Formato
000966750.pdf (1.310Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.