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Modelos de negócio no consumo colaborativo : um estudo de múltiplos casos no Rio Grande do Sul

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Modelos de negócio no consumo colaborativo : um estudo de múltiplos casos no Rio Grande do Sul

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Título Modelos de negócio no consumo colaborativo : um estudo de múltiplos casos no Rio Grande do Sul
Autor Saldanha, Lucas Krause
Orientador Zen, Aurora Carneiro
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Consumo colaborativo
Ferramentas de gestão
Modelos de negócios
[en] Business model canvas
[en] Collaborative consumption
[en] Coworking
Resumo Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para verificar a lógica de funcionamento e valor de três ambientes colaborativos diferentes entre si baseados nos conceitos do consumo colaborativo e coworking. Existe uma carência de estudos que abordam os temas e as práticas colaborativas no contexto brasileiro, e os trabalhos até então desenvolvidos concentram-se nos conceitos e no consumo colaborativo como uma alternativa desenvolvimentista e ao hiperconsumismo padrão. Diante disso, o presente trabalho observa uma outra dimensão do consumo colaborativo, para entender a lógica de funcionamento e entrega de valor de uma Casa compartilhada e um escritório de coworking, frequentados principalmente por empreendedores e profissionais autônomos e de um Coletivo, que atua no mercado de comunicação. Foram verificadas as motivações, as dificuldades e analisado o modelo de cada ambiente colaborativo a partir da ferramenta Modelo de Negócios Canvas. A partir disso, verificou-se que a Casa, o escritório e o Coletivo podem ser classificados respectivamente como ambiente colaborativo comunitário, ambiente colaborativo corporativo e ambiente colaborativo híbrido.
Abstract The present study was developed in order to understand the logics behind three different collaborative spaces based on the concepts of collaborative consumption and coworking. Currently, there is a lack of studies about these subjects in the Brazilian context, and the ones that have been developed so far show the collaborative approach mainly as an alternative to hyperconsumption. Considering this scenario, this study has the aim to focuses on other aspects of the theme, trying to understand the value delivered to entrepreneurs that choose to work in a shared office space for media professionals known as “Coletivo”. Using the tool Business Model Canvas, the study compared three coworking spaces in terms of motivation for creation and business concept, also exploring the main difficulties in the beginning. From that, it was concluded that “a Casa”, the office and “o Coletivo” can be classified respectively as community collaborative space, corporate collaborative space and hybrid collaborative space.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/117370
Arquivos Descrição Formato
000966811.pdf (1.218Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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