Repositório Digital

A- A A+

Negociação em fusões e aquisições : relações de influência para o alcance de acordos

.

Negociação em fusões e aquisições : relações de influência para o alcance de acordos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Negociação em fusões e aquisições : relações de influência para o alcance de acordos
Autor Sá, André Teixeira
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Aquisição de empresas
Estratégias de negócios
Fusão de empresas
Negociacoes empresariais
[en] Macro-relations of influence
[en] Mergers and acquisitions
[en] Negotiation
[en] Reaching agreements
[en] Strategic fit
[en] Synergies
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar influências do Fit Estratégico para o alcance de acordos em negociações de Fusões e Aquisições (F&A). A metodologia envolveu pesquisa qualitativa com suporte quantitativo para desenvolver estrutura analítica que integrasse elementos de F&A e Negociação, permitindo identificar e avaliar 115 variáveis em 20 casos reais de negociações de F&As, 10 com Acordo Alcançado e 10 com Acordo Não Alcançado. Embora com limitações, o estudo alcançou os objetivos propostos identificando quatro Macrorrelações de Influência (MRI) principais: Existência de Fit Estratégico influencia positivamente a chance de acordo, através das Sinergias, assim como sua ausência influencia negativamente; Riscos e Impedimentos integram a Equação de Valor para o Comprador, quando eles ameaçam a captura de valor, podem inviabilizar a chance de acordo; Pressões Indutoras influenciam positivamente a chance de acordos em operações de F&As; e, Interesses Críticos Convergentes são condição precedente para o alcance de acordos em operações de F&As. Esta dissertação contribui para o desenvolvimento de uma visão integrada entre F&A e Negociação, permitindo uma conduta mais consciente, consistente e estratégica para alcançar acordos. Atenção particular é dada à MRI que envolve Fit Estratégico. Além de demonstrar ser forte fator de influência (82% dos casos com Fit atingiram acordo), a estrutura analítica quantitativa utilizada se revelou robusta (os resultados observados nos 20 casos confirmam estudo anterior com 218 casos de Shelton, 1988), apresentando aptidão para ser convertida em ferramenta de suporte à decisão, já que permite avaliar potencial sinérgico entre empresas e nichos de mercado.
Abstract The objective of this work is to analyze the influences of Strategic Fit in order to reach agreements in Mergers and Acquisitions (M&A) negotiations. The method involved a qualitative research with quantitative support to develop an analytical framework that integrates elements of M&A and Negotiation, allowing to identify and evaluate 115 variables in 20 actual cases of M&A negotiations of Which 10 Reached a Deal, and 10 Did Not Reach a Deal. Although with limitations, the study achieved its proposed objectives identifying four macro-relations of influence (MRI): Strategic Fit presence positively influences the chance of an agreement, through Synergies and its absence has a negatively influence; Risks and Impediments are part of the Value Equation to the Buyer, when threatening the capture of value they can prevent the chance of agreement; Inducing Pressures positively influences the chance of agreements in M&A transactions; and Critical Converging Interests is a pre-condition to reach agreements in M&A operations. This dissertation contributes to the development of an integrated view between M&A and Negotiation, enabling a more cognizant, consistent and strategic behavior in order to reach agreements. Particular attention is given to the MRI that involves Strategic Fit, as it proved a strong influencing factor (82% of cases with Strategic Fit reached an agreement). As well, the quantitative analytical framework used showed to be robust (results in the 20 cases studied in here confirmed a previous study by Shelton in 1988 of 218 cases) indicating potential to become a decision-supporting tool, since it allows the synergy potential evaluation between companies and market niches.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/117415
Arquivos Descrição Formato
000967065.pdf (3.046Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.